SINDECTEB participa do III Congresso da FINDECT

Publicada dia 04/07/2014 14:28

Abertura:
Os trabalhos do III Congresso da FINDECT iniciaram-se no dia 28 de Junho de 2014, com a leitura do edital de convocação pelo Diretor Financeiro Sr. Anézio Rodrigues. Logo após foi montada a mesa de abertura do qual fizeram parte o Presidente da FINDECT – Sr. José Aparecido Gimenes Gandara-  e um representante de cada um dos Sindicatos que compõem a Federação: São Paulo – Elias Cesário de Brito Junior (Diviza) – , Rio de Janeiro – Anízio – , Bauru – Luiz Alberto Bataiola, Tocantins – Telma Milhomen, Rondônia – Antunes – e Rio Grande do Norte – Sr. Renato. Também participou da mesa, como convidado, o Presidente da CTB Nacional – Sr. Adilson Araujo.
                Cada um dos Companheiros da Mesa fez uma fala que, invariavelmente, versou sobre as questões referentes à crise mundial, seus reflexos no país e, as condições dos Correios e dos seus Trabalhadores.

2 – Questão Jurídica
                Os Advogados da FINDECT, Dr. Marcos Vinicius Gimenes Gandara da Silva e Dr. Hudson Marcelo da Silva.
3 – DIEESE
Após o intervalo para o almoço, os companheiros retornaram à plenária para ouvir a exposição do representante do DIEESE, Roberto Sugiyama, que falou sobre a atual situação econômica e política do país e, os seus reflexos na Campanha Salarial. Alertou que será uma campanha dura e complicada, mas que, com a mobilização e unidade da categoria, assim como a atuação da Diretoria da Federação junto aos órgãos governamentais, conseguiremos abrir portas para um Acordo Coletivo que satisfaça a categoria.
4 Análise da Conjuntura
                A mesa foi coordenada pelo Sr. Anézio Rodrigues. De início, o Companheiro Ronaldo Leite, Diretor do SINTECT-SP e Presidente da CTB-RJ, fez uma análise da situação mundial, em especial, da crise financeiro-econômica que ainda assola a Europa. Aberta as inscrições aos representantes presentes na plenária, vários companheiros demonstraram interesse em expor suas opiniões. No geral, contendo críticas à atual administração do Correio, em especial à sua instrumentalização pela Articulação/PT, os efeitos nefastos que tem causado à empresa e aos seus trabalhadores e, o profundo repúdio da categoria ecetista a essa prática. Também foi muito discutida a campanha salarial e as dificuldades que enfrentaremos.
Com relação às eleições presidenciais, em que pese o mal estar da categoria com o PT, por motivos óbvios ninguém iria tampouco defender a candidatura do PSDB. Diante do dilema, alguns companheiros defenderam a opção por uma terceira via.
2º Dia
Questão da Mulher
Foi coordenada pela Companheira do Tocantins, Telma Milhomem Borges, Diretora de Políticas para as Mulheres da FINDECT. Participaram da mesa representantes mulheres dos sindicatos que compõem a Federação, onde expuseram os problemas, dificuldades e reivindicações das Companheiras Ecetistas. São elas:
·         Graças à luta da FINDECT, as mulheres tem hoje maior representatividade na empresa, com a criação da Mesa Paritária de Negociações para as questões da Mulher.
·         Participação mais efetiva das mulheres na Federação;
·         Combate e denúncia aos assédios sexual e moral que trabalhadoras sofrem ainda hoje
·         TAF: reclamam das exigências absurdas do teste para as mulheres, em especial, o dinamômetro. Não podemos nos esquecer de que, do ponto de vista da aptidão física, as mulheres são mais frágeis que os homens. Os MOT’s, em contrasenso, não são submetidos ao exame.
·         Auxílio-creche: valor insuficiente, dependendo da creche disponível e exigências absurdas com relação à documentação, em especial, a necessidade de edital de abertura da instituição em diário oficial, que poucas possuem.
·         Que os sábados, domingo e feriados sejam facultativos às mulheres mães que possuem filhos crianças, uma vez que creches e escolas não funcionam nesses dias.
Questão Racial:
                        A mesa foi coordenada pelo companheiro Ricardo Adriane Rodrigues de Sousa (Nêgo Peixe), Diretor de Políticas Racial da FINDECT, que compartilhou com a plenária as situações onde o preconceito ainda existe, ressaltou que, ao contrário do que a mídia e a elite branca vivem proclamando, não vivemos em uma democracia racial.
                        O racismo é muito presente na vida dos brasileiros afrodescendentes, e por isso, é necessário lutar para implementar as políticas afirmativas e, defender a necessidade de cotas de inclusão para os negros, até como uma pequena forma de ressarcir tudo o que foi tirado e negado aos brasileiros de descendência africana.
                         Travar a luta contra o racismo e a discriminação nos Correios e, não esquecer que essa só será plenamente vitoriosa quando for inserida no contexto geral da luta dos negros pelo reconhecimento de seus direitos.
Assembleia Geral:
                   Ao fim do Congresso foi realizada a Assembleia que aprovou a Pauta de Reivindicação, o Eixo da Campanha e o Calendário de Lutas.

Eixo da Campanha (Clique Aqui)

Calendário de Lutas (Clique Aqui)