POSTALIS: Informe aos Trabalhadores participantes do Plano BD

Publicada dia 20/07/2015 17:09

O Postalis enviou e está enviando, comunicado aos trabalhadores da nossa base, que fazem parte do Plano BD, informando que a ação que o Sindicato tinha contra o seu saldamento compulsório estava sendo finalizada, no TST e que o Postalis havia conseguido reverter as decisões de primeira e segunda instância da Justiça do Trabalho, que haviam sido favoráveis ao Sindicato e, por isso já estaria incluindo estes trabalhadores no Plano Postalprev.

A verdade é que o Sindicato de Bauru era o único que ainda tinha ação tramitando contra o saldamento compulsório, e os Ministros do TST consideraram que não era possível ter um fundo de previdência para mais de cem mil trabalhadores, e outro para apenas quinhentos trabalhadores, que é o número de trabalhadores coberto pela nossa ação, e que o mais correto seria que todos fizessem parte do mesmo fundo de pensão. Estamos com esta ação desde 2008, porque sempre acreditamos estar defendendo os direitos dos trabalhadores, principalmente, por termos certeza de que os problemas financeiros e administrativos do Postalis, que geraram este déficit descomunal, não foram provocados pelos trabalhadores participantes do fundo, e sim por aqueles que o geriam.

No entanto, ante a decisão judicial só nos cabe orientar os trabalhadores para que aceitem aderir ao Postalprev, para que não fiquem sem a cobertura de um fundo de previdência complementar, que a maioria dos trabalhadores brasileiros não possui, ficando apenas com o que o INSS lhes paga, se a situação atual é preocupante, as possibilidades de melhoria existem, a partir do momento em que o nosso fundo de pensão for gerido de forma eficiente e responsável.

Gostaríamos ainda de chamar a atenção dos companheiros para os itens 3 e 4 do Comunicado do Postalis, a saber:

3) Será feita a ativação do plano Postalprev daqueles que apresentaram a pré-inscrição em 2008 (época do saldamento), a partir de julho/2015.

Ou seja, quem já tinha feito a inscrição antes da ação, será incluído no Plano Postalprev automaticamente.

4) Os participantes que na época do saldamento (2008) não se inscreveram no plano Postalprev terão até o dia 31/07/2015 para se inscrever, herdando as carências do plano BD.

Refere-se a aqueles que não fizeram a inscrição antes da ação, para que sejam incluídos no Plano Postalprev, precisam manifestar o seu desejo de fazerem parte do mesmo até o dia 31/07/2015.

Informamos ainda que o Presidente do Sindicato irá se reunir com o Presidente do Postalis no dia 21/07/2015, para discutir detalhes sobre a forma como será feita a migração de plano. Pedimos aos companheiros que aguardem novo comunicado após a reunião, e que estamos à disposição para maiores informações.

Por fim, é importante ressaltar que apesar da decisão judicial, não houve prejuízo para os trabalhadores da base de Bauru, uma vez que neste momento todos passarão a fazer parte do mesmo benefício oferecido a todos os trabalhadores dos Correios do Brasil.