Após Audiência de mediação, TST apresenta nova Proposta Econômica para os Trabalhadores

Publicada dia 11/09/2015 19:48

O Vice-presidente do TST, ministro Ives Gandra Martins Filho, convidou as representações trabalhistas para Audiência de conciliação para o Acordo Coletivo de 2015/2016, que ocorreu nesta sexta-feira, 11 de setembro. O convite para a participação da FINDECT, representada por seu Presidente, José Aparecido Gimenes Gandara , Vice Presidente, Diviza (SINTECT-SP) e o Diretor Jurídico, José Aparecido Rufino (SINTECT-TO), veio após a ECT pedir intervenção do TST nas negociações.

O Vice-presidente do TST inicia sua mediação analisando a situação econômica da Empresa, partindo para a análise das propostas que as partes pautaram para a cláusula econômica do ACT 2015/2016.

Após escutar as partes, Empresa e Representante dos Trabalhadores, o Ministro apresentou a seguinte proposta, já aprovada pela Empresa:

Proposta do TST

1. Aumento linear de 150 reais a partir de agosto 2015 e de 50 a partir de janeiro 2016 a titulo de gratificação incorporado em agosto 2016,  com a previsão de incorporação de 25% (R$ 50,00 reais) aos salários a partir de Agosto/2016.

2. Incorporação da GIP no valor de 100 reais a partir de janeiro de 2016 e de 50 reais a partir de maio de 2016;

3. Reajuste de 9,56% nos benefícios. Vale alimentação, vale cesta, filhos com deficiência, reembolso creche/babá;

4. Redução do compartilhamento do vale alimentação/cesta para:

–  0,5% RS 01 a 63;

–  5% para referência RS 64 a 90 e

–  10% para RS 01 a 60;

1. Manutenção de todas as cláusulas do ACT 2014-2015;

2. Constituição da Comissão de que trata o caput da cláusula do ACT 28 do ACT 2014-2015 no prazo de 30 dias a contar a partir da data da assinatura do ACT 2015-2016;

3. Antecipação da universalização da Entrega Matutina de correspondência para até o final de 2016, de acordo com os critérios previstos na Cláusula 41 do ACT 2014-2015.

A FINDECT reforça o chamado para as Assembleias que acontecerão na próxima terça-feira, 15 de setembro, para que possamos debater a proposta do TST e votar pela aprovação ou rejeição da proposta e a deflagração da Greve Geral da Categoria para às Zero horas do dia 16 de setembro!