SINDECTEB e FINDECT cobram mudanças nos Correios com preservação de direitos da categoria

Publicada dia 10/12/2015 12:32

O SINDECTEB, a FINDECT e os Sindicatos filiados (SP, RJ, TO, RO e RN) discutiram nesta terça e quarta-feira (8 e 9 de dezembro), em Brasília, a situação dos Correios com o presidente Giovanni Queiroz. Na ocasião os sindicalistas apresentaram as propostas dos Trabalhadores, mostraram os ‘erros da gestão anterior, apontaram a necessidade de investimento e deixaram claro que os trabalhadores precisam de valorização, melhoria nos salários e benefícios e não vão aceitar redução de direitos.

AlyJG2gvb4l6jigE6VO_j0ApVTGR6lmT6df4MbQqhEB5

Acreditamos que o novo presidente da ECT acertou ao começar sua gestão recebendo os representantes sindicais da categoria. Além disso, ele já havia reduzido o salário da direção da empresa pela metade e reajustado os preços das tarifas postais.

Se parar nisso é muito pouco, há ainda muito que se fazer. A ECT tem de passar por mudanças profundas para voltar a ser a empresa grande, eficiente, competitiva e confiável, como já foi um dia.

Entre as exigências imediatas estão: estabelecer o diálogo com os trabalhadores, cumprir os acordos, melhorar salários, condições de trabalho e direitos como o plano de saúde, garantir segurança e saúde, realizar concurso e contratar funcionários.

O Presidente da FINDECT, José Aparecido Gimenes Gandara, e os representantes dos Sindicatos filiados apresentaram a visão dos trabalhadores ao novo presidente da ECT, na reunião que foi convocada para discutir a situação da empresa e elaborar um plano de ação para recuperá-la dos sérios problemas econômicos e de gestão que a atingem.

Ag0jTBOyovpLt2Z6YCjTvPfTdW7tLeOHAeDabFHrpMhM

O Companheiro Diviza, SINTECT-SP, mostrou que as últimas diretorias levaram a ECT para o buraco. Conseguiram reduzir os lucros, apesar do faturamento recorde de 18 bi em 2014. E apesar da forte diminuição do número de funcionários, que leva os que ficaram a trabalhar em dobro. Além disso acabaram com a seriedade nas negociações, atacaram diretos e benefícios, pioraram as condições de trabalho, criaram um ambiente degradado e levaram à piora dos serviços prestados à população.

A FINDECT deixou claro que está aberta, como sempre esteve, ao diálogo para resolver os problemas dos Correios. Sabemos que a situação é crítica e estamos certos de que o pontapé inicial para a construção de uma nova ECT é incluir o Trabalhador e a Trabalhadora nas tomadas de decisões.

A receita dos trabalhadores, apresentada pela FINDECT, para a retomada da eficiência é:

– Administrar a empresa com competência.
– Dialogar e negociar; abandonar a tática de apelar sempre ao TST e fortalecer a negociação permanente e seus resultados práticos.
– Reestabelecer o quadro funcional, com realização imediata de concurso público e contratação de mais funcionários efetivos.
– Acabar com a terceirização de setores e a contratação de temporários.
-Envolver os trabalhadores e seus Sindicatos nos estudos e decisões sobre redistritamento.
-Acabar com o sistema de Distribuição domiciliária alternada (DDA) que está em implantação, pois ele visa a tornar definitiva a carga extra de trabalho imposta hoje pela falta de funcionários.
– Adotar a entrega matutina em todo o país.
– Melhorar salários e direitos.
– Garantir a qualidade do Plano de Saúde da categoria, parar de sucateá-lo e abandonar a ideia fixa de torna-lo privado e pago exclusivamente pelos ecetistas.
– Honrar todos os acordos e pagar a PLR atrasada.
– Adotar uma política eficaz contra os assaltos e pela preservação da segurança e da saúde da categoria.
– Renovar a adequar as unidades de trabalho.
– Acabar com a prática do assédio moral como método gerencial.
– Pagar a dívida com o Postalis, de mais de R$ 1 bi, e atuar para que os responsáveis pelo rombo sejam punidos, os valores ressarcidos e para que nenhum valor extra seja cobrado da categoria para cobrir déficits.
-Manter e melhorar todos os direitos e benefícios da categoria conquistados em suas lutas históricas.
-Captar recursos junto ao governo e aos bancos estatais (BB, CEF e BNDES, que emprestam bilhões ao setor privado) para aplicar na recuperação da empresa.

Acompanhe o que foi discutido nas reuniões:

Otimização Operacional:

Foi discutido o DDA, a Entrega Matutina e CDD/POLO. Esses assuntos foram amplamente discutidos, ficando ajustado o seguinte:

DDA – Distribuição Domiciliária Alternada: Suspensão do DDA e Implantação em 10 Unidades com a participação do Grupo de Trabalho da Mesa SNNP – Sistema Nacional de Negociação Permanente – conforme previsto no ACT;

Entrega Matutina: Implantação da Entrega Matutina até 30/06/2016, com avaliação do andamento deste processo no final do mês de março de 2016.

POSTALIS: RTSA e Duration (prazo para o equacionamento do déficit):

Foi aprovado, em consenso, o nome de três representantes para acompanhar os trabalhos de articulação dentro do Governo Federal, da RTSA e do Duration.

Reestruturação da ECT

Após a apresentação da Reestruturação da ECT pelo Senhor Paulo Belém – DPLAN/ECT, e as argumentações apresentadas pelos Representantes dos Trabalhadores, ficou definido o seguinte encaminhamento: Suspensão das Realocações de Pessoal e Suspensão das Dispensas de Funções.

Amwg4xqI_9KGkAL1WBnaq2dNqnvwe0jtfVIc7kJfGS3H

Nenhum direito a menos

As Diretorias da FINDECT e dos Sindicatos filiados rejeitam qualquer plano de recuperação da empresa que inclua redução de custos com mão de obra, e corte de direitos da categoria. Não é este o caminho para recuperar uma empresa que foi mal gerida e abandonada por anos.

Se as medidas apontadas acima não forem adotadas, os Correios continuarão caindo ladeira abaixo, as condições de trabalho vão piorar e os trabalhadores estarão cada dia mais insatisfeitos. A população quer e precisa de Correios públicos, estatal, de qualidade e a serviço da população. Por isso, o caminho da privatização, proposto pelas últimas gestões, tem de ser revertido. Os trabalhadores estão prontos para o diálogo, assim como estão dispostos a lutar por condições de trabalho, salários e uma empresa decente.