NOVO PRESIDENTE DOS CORREIOS CULPA TRABALHADORES PELA CRISE DA EMPRESA

Publicada dia 05/07/2016 12:03

Novo presidente dos Correios, Guilherme Campos, em entrevista à rádio CBN na manhã desta terça-feira, e em mensagem aos Trabalhadores, através do “Primeira Hora”, jogou a culpa da crise pela qual a empresa passa nas costas dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Como se pode ouvir na entrevista, segundo Campos, a grande vilã, responsável pelos números negativos que vêm sendo apresentado pela Empresa, nos últimos anos, é a alta taxa de absenteísmo.

Ou seja, para o novo Presidente, apesar de a Empresa seguir aumentando sua produtividade e a arrecadação crescer a cada ano, os responsáveis pela crise são os Trabalhadores que adoecem – grande parte por doenças ocupacionais (resultado do trabalho exaustivo e estressante), e precisam se afastar do Trabalho.

A FINDECT, e os Sindicatos a ela filiados, vêm denunciando, há muito tempo, às sucessivas más-gestões e mau uso da máquina pública. A queda da qualidade no serviço prestado pelos Correios é evidente e representa bem o cotidiano dos milhares de Trabalhadores e Trabalhadoras. São eles vítimas de assaltos, violência física e psicológica, além das ameaças de cortes de direitos e benefícios, de suspensão da assistência médica e um rombo bilionário no fundo de pensão, que garantiria uma segurança maior na aposentadoria.

Um estudo, documentado no livro “Saúde e Trabalho nos Correios”, realizado pelo Dr. Drummond, em conjunto com o SINTECT-SP, aponta a categoria dos Carteiros como uma das mais perigosas e danosas no Brasil. O número de Trabalhadores que sofrem com doenças resultadas de trabalho exaustivo e intenso, e a grande quantidade de carteiros que desenvolveram dependência química, chama a atenção para às situações mais diversas que esses vivem ao exercerem sua função nas ruas, em todo o Brasil.

Por uma infelicidade, e por demonstrar um conhecimento mínimo, ainda, sobre a realidade da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o novo Presidente dispara inverdades e demonstra despreparo em lidar com a coisa pública. São 350 anos de história, de uma empresa que tem papel social importantíssimo, construídos sob os ombros de seus milhares de Trabalhadores e Trabalhadoras que se dedicam a fazer um Correio verdadeiramente público, estatal, de qualidade e a serviço da população.

O SINDECTEB, a FINDECT, e os Sindicatos filiados, não aceitam que a culpa da crise seja colocada sobre os Trabalhadores. É preciso compromisso e respeito com os 120 mil ecetistas, verdadeiros conhecedores dos Correios, e que se dedicam em manter essa empresa de mais de três séculos funcionando a todo vapor, pelo bem de seus empregos e de suas famílias.

Veja a mensagem do Presidente aos Trabalhadores:

“Bom dia, pessoal.
Tenho ouvido e recebido inúmeras informações sobre os Correios, além de visitar diversas agências e unidades de logística em todo o Brasil. Posso dizer, com convicção: apesar do momento delicadíssimo da empresa, a solução está dentro dos Correios. Mas depende de uma mudança de atitude de todos os seus trabalhadores.
A baixa qualidade atual de nossos serviços compromete todos os nossos resultados. Precisamos sanar diversos problemas, como por exemplo, as faltas ao serviço. Temos um grande desafio para pensar conjuntamente, que é o período de Acordo Coletivo de Trabalho. Os efeitos de uma possível paralisação serão altamente prejudiciais para a empresa. Portanto, no que depender de nós, todos os esforços serão feitos para chegarmos ao acordo possível.
Estamos todos no mesmo barco e única saída é remarmos na mesma direção. Vamos ao trabalho e boa semana a todos.”
Guilherme Campos

Para escutar à entrevista do Presidente Guilherme Campos à rádio CBN, clique aqui!