FINDECT e SINDECTEB participam da 1a reunião de Negociação para a Campanha Salarial 2016

Publicada dia 18/08/2016 15:42

FINDECT e os Sindicatos a ela filiados, bem como a fentect e demais sindicats. Ou seja, a categoria foi unida para a mesa, o que é um passo importante para a luta nacional unificada.

Gravações são proibidas:

14045712_965387016905446_4596274686527332411_n

Infelizmente foram PROIBIDAS gravações de imagens. Além disso, o Presidente se recusou a falar com nossa comunicação sobre a sua participação nas reuniões e sobre a posição da Empresa diante das reivindicações Trabalhistas.

Representantes dos Trabalhadores cobram compromisso pela não Privatização.

Os trabalhadores exigiram documento assinado pelo Presidente Interino da República, Michel Temer, e do Presidente da ECT, Guilherme Campos, com o compromisso de não Privatização dos Correios.
Campos afirma que não existe documento, no entanto, segundo ele, o presidente interino confirma o não interesse em vender a maior Empresa pública do país, em número de funcionários.

14040162_965387066905441_7924687132656077263_n

As contas não batem:

A empresa, agora, apresenta dados para comprovar que está no vermelho. Segundo afirmou Guilherme Campos, na reunião, o saldo em julho deste ano foi um dos menores da história – 1,32 bilhões. Além disso, Campos afirma que a maior parte deste saldo de julho foi usado para despesas com pessoal. O discurso apresentado demonstra que a Empresa alegará dificuldades em aceitar a reposição da inflação e o reajuste salarial.
A categoria, e seus representantes, não reconhecem esses números! Por isso, foi cobrada toda a documentação financeira da Empresa dos últimos anos, com número relacionados a patrocínios, Postal Saúde, Postalis e, também, foi cobrada uma lista com o nome de todos que ocupam cargos de gestão e não são funcionários de carreira da ECT. Os Trabalhadores não aceitam manipulações e ameaças contra seus direitos.

Absenteísmo:

Segundo dados apresentados durante a reunião, o absenteísmo vem crescendo a cada dia nos Correios. Realidade conhecida por todos os seus 120 mil Trabalhadores e Trabalhadoras. São eles vítimas de assaltos, violência física e psicológica, além das ameaças de cortes de direitos e benefícios, de suspensão da assistência médica e um rombo bilionário no fundo de pensão, que garantiria uma seguridade maior na aposentadoria. Além disso, desde 2011 a Empresa não realiza Concurso Publico, apesar de o número de trabalhadores diminuir a cada dia com os planos de demissão (PDV e PDIA).A sobrecarga de trabalho esta adoecendo os Trabalhadores, alicerce dessa Empresa com mais de 350 anos.

Postal saúde:

Segundo Campos, a assistência médica, gerida pela Postal Saúde, apresenta grandes prejuízos financeiros aos Correios. “Os ‘gastos’ com cada funcionário são elevados”, afirma o Presidente. A FINDECT rebate e afirma que saúde, direito e benefícios dos Trabalhadores não podem ser considerados gastos. A solução para o alto custo é a volta da gestão do Plano dê saúde para os Correios.

Não há tempo a perder:

Os representantes da categoria cobraram rapidez na discussão das reivindicações da categoria. E chamam todos os trabalhadores a participarem ativamente da mobilização, pois o acordo deste ano será difícil, principalmente ganho real acima da inflação.

Acompanhe o calendário de reuniões aprovado na reunião:

1 – Das questões sociais – Dia 18/08;
2 – Das disposições Gerais – Dia 23/08;
3 – Das Relações Sindicais – Dia 24/08;
4 – Da Saúde do (a) Trabalhador (a) – Dia 25/08;
5 – Das condições de Trabalho – Dia 30/08;
6 – Dos benefícios – Dia 31/08;
7 – Das questões econômicas – Dia 01/09;
Pendências – Dias 08 e 09/09.

Acompanhe a página do facebook e o site da FINDECT, onde estarão informações em tempo real, sempre em primeira mão, para os Trabalhadores e Trabalhadoras Ecetistas de todo o Brasil.