Após análise da FINDECT e FENTECT, Correios apresentam minuta com a proposta da ECT para o Acordo Coletivo 2016/2017

Publicada dia 14/09/2016 14:45

Depois de mais de 12 reuniões de negociação, com muito empenho e insistência da FINDECT e dos Sindicatos filiados, a ECT apresentou uma proposta possível de ser apresentada para análise da categoria.

No início das negociações a empresa apontou para reajuste abaixo da inflação (6,74%) e retirada de direitos históricos dos ecetistas, conquistados em lutas heroicas e muito difíceis. A rejeição e a insistência do SINDECTEB e da FINDECT, e sobretudo o repúdio e a demonstração de força e disposição da luta da categoria, a fizeram recuar.

A presente proposta tem méritos a serem considerados, principalmente em vista da atual realidade política e econômica vivida no país. Por isso, a Diretoria orienta a categoria a aceitar a proposta da Empresa nas Assembleias do dia 14 de setembro.

O principal deles está no âmbito econômico. A proposta prevê reajuste de 9%, portanto acima da inflação de 8,74%. Além disso tem e incorporação da parcela atrasada e futura da GIP, o que representa ganho real nos salários, uma vez que tal incorporação incidirá sobre as gratificações, adicionais e anuênios. Frise-se que o reajuste será aplicado aos salários após a incidência da GIP, o que representa maior ganho para os trabalhadores. Para os demais benefícios a proposta é reposição integral da inflação, de 8,74%.

Na parte social, o mérito está na MANUTENÇÃO DE TODAS AS CLÁUSULAS do atual Acordo Coletivo. O que não é pouco, frente aos ataques antes anunciados. O destaque fica para a cláusula do Convênio Médico, que fica mantida na íntegra, com garantia de manutenção dos dependentes, inclusive Pai e Mãe. Haverá a constituição de uma comissão paritária para estudar melhorias no plano médico, MAS NENHUMA MUDANÇA PODE SER REALIZADA SEM APROVAÇÃO DA CATEGORIA EM ASSEMBLEIAS.

A diretoria FINDECT e seu Departamento Jurídico analisaram minuciosamente, cláusula por cláusula, a minuta disponibilizada pela empresa. As inconsistências encontradas na redação de algumas cláusulas foram discutidas com a Direção dos Correios e devidamente corrigidas conforme a visão dos trabalhadores.

Para a Diretoria do SINDECTEB, da FINDECT e dos Sindicatos filiados, esta proposta, construída com muito esforço nas negociações e com a mobilização da categoria é resultado da ampla mobilização dos trabalhadores em todo país.

Confira a proposta construída pelas Federações (FINDECT e Fentect), em luta unificada, e Correios:

1. Incorporação total da GIP em agosto/2016, sendo: R$ 50 da parcela retroativa a maio/2016, e R$ 100 da parcela que dependia do lucro da Empresa para ser incorporada, a partir de agosto/2016.
  2. Após a incorporação, reajuste salarial nos seguintes percentuais:
  • 6% a partir de agosto/2016
  • 3% a partir de fevereiro/2017 (Antes do percentual, haverá a incorporação de mais R$ 50,00 da GACT)
  1. Reajuste nos benefícios em 8,74% (veja como fica)
    tabela_reajuste
  1. Manutenção integral de todas as cláusulas do ACT atual
  2. Manutenção do Vale Cultura e do Vale Peru
  3. Convênio Médico: Manutenção da cláusula atual, em sua integralidade, inclusive com a manutenção dos dependentes, inclusive pai e mãe, com constituição de uma comissão paritária para estudar melhorias, sendo que nenhuma modificação será implantada sem a aprovação dos trabalhadores em assembleias.

A FINDECT orienta aos Sindicatos filiados que realizem Assembleias de Trabalhadores nesta quarta-feira, 14 setembro, para a análise da proposta e encaminhamento de aprovação para o fechamento do Acordo Coletivo.

Confira a Minuta do Acordo Coletivo 2016/2017, clique aqui!