Trabalhadores Ecetistas aprovam proposta dos Correios

Publicada dia 14/09/2016 22:20

Após grande movimentação dos Ecetistas, com decretação de estado de greve, a categoria lota a assembleia, em Bauru, e aceita proposta dos Correios.

Trabalhadores do Rio de Janeiro, Maranhão  e São Paulo lotaram as assembleias e também aprovaram a assinatura do acordo coletivo 2016/2017:

bauru

V Congresso da FINDECT marca o início da campanha salarial de 2016

No mês de junho aconteceu o V Congresso da FINDECT. Foi neste momento que diretores dos sindicatos filiados uniram as propostas e reivindicações da categoria e elaboraram a pauta de reivindicações para a campanha salarial. Aprovada nas assembleias de Trabalhadores, a pauta foi protocolada na empresa, no início de julho, para dar início ao processo das negociações.

Ameaças de privatização alertam a categoria

Com a instabilidade política do país, e instalação de um governo com fortes tendências para a privatização, as ameaças de ataques à ECT aumentaram. Revistas, jornais e sites de todo o Brasil divulgavam o interesse do Governo Temer em privatizar as estatais.

A FINDECT e os Sindicatos filiados organizaram grandes atos para demonstrar a insatisfação da categoria com as ameças de privatização e a precarização das condições de trabalho  nos Correios. O Presidente da ECT, Guilherme Campos, no inícios das negociações coletivas, respondeu que não há interesse do Governo, nem da direção, na venda dos Correios.

ECT apresenta proposta com ataques a benefícios e direitos de seus Trabalhadores:

Após análise das propostas da pauta de reivindicações, as reuniões para o Acordo Coletivo começaram no dia 17 de agosto. Durante todo o processo de negociação, a empresa apresentou revisão de cláusulas, historicamente conquistadas pelos Trabalhadores, com ataques aos direitos e benefícios.

A proposta apresentada acabava com conquistas como o vale-peru e vale-cultura, aumentava o compartilhamento dos vales alimentação/refeição e cesta. Além disso, diminuía para 6 anos a idade máxima para a concessão do auxílio creche/babá, criava o compartilhamento no plano de assistência médica e reajustava o salário e benefícios em 6,74%, valor menor que a inflação.

As assembleias do Rio de Janeiro, São Paulo, Bauru, Tocantins e Maranhão, com grande presença de Trabalhadores, aprovaram o estado de greve. A movimentação mostrou para a direção da empresa que a categoria não aceitava os ataques. E a greve estava próxima de acontecer.

ECT recua e apresenta última proposta:

No último dia das negociações, após grande mobilização nas assembleias em todo o Brasil, a empresa reuniu-se com a FINDECT  e debateu todas as reivindicações da categoria. Sentindo a força dos Trabalhadores, a direção dos Correios cedeu e apresentou nova proposta para a categoria.

Veja quais os ganhos com a proposta aceita pela categoria:

1. Incorporação total da GIP em agosto/2016, sendo:
    – R$ 50 da parcela retroativa a maio/2016, e
    – R$ 100 da parcela que dependia do lucro da Empresa para ser incorporada. Ela entra no salário base a partir de agosto/2016.
  2. Após a incorporação, reajuste salarial nos seguintes percentuais:
  • 6% a partir de agosto/2016
  • 3% a partir de fevereiro/2017 (Antes do percentual, haverá a incorporação de mais R$ 50,00 da GACT)
  1. Reajuste nos benefícios em 8,74% (veja como fica):
    tabela_reajuste
  1. Manutenção integral de todas as cláusulas do ACT atual
  2. Manutenção do Vale Cultura e do Vale Peru
  3. Convênio Médico: Manutenção da cláusula atual, em sua integralidade. Manutenção dos dependentes, inclusive pai e mãe. Constituição de uma comissão paritária para estudar melhorias, sendo que nenhuma modificação ocorrerá sem a aprovação dos Trabalhadores nas assembleias.

Assinatura do ACT garante reajustes na folha de pagamento de setembro, com valores retroativos à agosto:

Com a aprovação da proposta pelas assembleias de Trabalhadores, a assinatura do acordo coletivo acontece na tarde da próxima terça-feira, 20 de setembro, em Brasília. A empresa deverá creditar todo o ganho com o fechamento do acordo coletivo já na folha de pagamento de setembro.