Trabalhadores denunciam péssimas condições de trabalho

Publicada dia 28/11/2016 14:11

CTCE/BAURU – Falta de luvas – O SINDECTEB recebeu denúncia dos Trabalhadores do CTCE/Bauru questionando a falta de luvas, necessárias ao desenvolvimento das atividade. Imediatamente, foi encaminhado ofício à ECT exigindo que o equipamento de proteção interna (EPI) fosse entregue aos Ecetistas, pois, as atividade dos OTT’s incluem a abertura e fechamento de caixas, containers e sambags, o manuseio de caixas e encomendas dos mais variados tipos, tamanho, formatos e pesos.

Em resposta à reivindicação, no dia 26 de setembro a Empresa respondeu o ofício (protocolado em julho), informando que a distribuição das luvas foi normalizada, oferecendo, assim, proteção aos Trabalhadores do CTCE/Bauru.

CDD/TROPICAL – Protetor solar – Por causa das consequências de um acidente de trabalho, e por prescrição médica, uma trabalhadora necessita de protetor solar com  FPS 100, para evitar a evolução de cicatriz provocada pelo acidente. No entanto, a Empresa forneceu o referido protetor solar até Março de 2016, quando por decisão de Médico do Trabalho da DESAU, cancelou o fornecimento do FPS 100. O SINDECTEB acionou, imediatamente, a direção da Empresa, em Brasília, exigindo que a distribuição de protetor solar para manutenção da saúde da Trabalhadora fosse restabelecida.

Em resposta à reivindicação, no final do mês de setembro, a Empresa, através do ASGET da DR/SPI, informou ao SINDECTEB que a decisão de cancelar o fornecimento do protetor FPS 100 foi suspensa, e a Trabalhadora já estaria recebendo o protetor prescrito pelo médico.

AC/GARÇA – Condições de Trabalho – Em visita à AC Garça, os Trabalhadores denunciaram ao Sindicato as condições precárias em que se encontra o local de trabalho. O espaço onde é feita à carga e descarga das encomendas é totalmente inadequado, inclusive, colocando em risco os empregados que fazem o trabalho de carga e descarga, sem nenhuma proteção aos trabalhadores, seja qual forem às condições climáticas do dia, ruim com sol, com ventania e péssimo com chuva.

Veja as fotos da situação em que são carregadas as encomendas:

ac-garca

O SINDECTEB cobrou, através de ofício, resposta urgente para as reivindicações dos Trabalhadores. Por se tratar de condições para um ambiente de trabalho adequado, esperamos que a resposta seja rápida e que os Trabalhadores sejam inteiramente atendidos, conforme garante o ACT 2016/2017 sobre as condições de trabalho.

AC Canitar – As condições de Trabalho na agência de Canitar estão péssimas. Essa é a reclamação que os Trabalhadores da unidade levaram ao Sindicato no final de outubro. Dentre os problemas, estão: banheiro feminino interditado, sem condições de uso; bebedouro há mais de ano sem manutenção; e lavatório totalmente fora de lugar. O SINDECTEB solicitou, através de ofício, que a situação seja resolvida urgentemente. Um ambiente de trabalho precário prejudica não apenas os Trabalhadores e Trabalhadoras, mas também à população, que sofrerá com a perda da qualidade do serviço prestado pelos Correios.

ac_canitar1-1 ac_canitar1-2

CDD ASSIS: Trabalhadores da nossa base reclamam, com frequência, da falta de EPI, equipamentos fundamentais ao desempenho seguro de seus cargos/funções. A maior parte destas reclamações refere-se a botas para carteiro motorizado (M).

É o que está ocorrendo, de novo, em Assis, onde vários carteiros motorizados estão sem botas e, como não recebem sapatos ou sapatênis, ficam na dependência de outros carteiros terem algum sapato sobrando, o que dificilmente ocorre.

Infelizmente, esta não é a primeira vez que temos que cobrar a DR/SPI sobre este assunto, os trabalhadores e a Diretoria do SINDECTEB gostariam de saber até quando este descaso com a segurança do trabalhador e, o descumprimento constante da NR 6, irão continuar, ou mais uma vez o SINDECTEB terá de recorrer a medidas legais para isso?