Pressão dos Trabalhadores obriga ECT a apresentar propostas

Publicada dia 12/12/2016 10:52

Na última sexta-feira, 9 de dezembro, estiveram reunidos representantes dos 7 sindicatos do estado de São Paulo, Presidente da ECT, VIGEP, VIPOS e Presidente da Postal Saúde, em Indaiatuba/SP. Reunião foi convocada pela Empresa, em resposta às mobilizações dos Trabalhadores na luta contra o fim da Assistência Médica. Questões como DDA, OAI, CDD Centralizador e Entrega Matutina também foram discutidas no encontro.

Crise na Saúde:

Na última quarta-feira, milhares de trabalhadores no estado de São Paulo votaram, em assembleia, pelo estado de greve da categoria. Uma resposta aos descredenciamentos na rede da Postal Saúde, queda na qualidade dos atendimentos e ameaça de intervenção da ANS (Agência Nacional de Saúde) – órgão que regulamenta os planos de saúde – devido à dívida 500 milhões de reais e as demais reclamações envolvendo o plano.

Os Trabalhadores entendem que a dívida, essa que cresce mais a cada mês, é resultado das constantes falhas de gestão e descompromisso dos gestores que utilizaram os Correios e a Postal Saúde como ‘cabide de emprego’. As denúncias de contratos milionários, desvios e mau uso da máquina pública comprovam que os Trabalhadores são os mais prejudicados, e não podem pagar a conta.

Por isso, os trabalhadores não se calaram e, mobilizados, estão em luta pela manutenção da assistência médica e cumprimento da cláusula 28 do ACT 2016/2017.

banner_reuniao_dda_entrega_matutina_aoi_ect_postal_saude_09_12_2016_5

Pressão dos Trabalhadores traz resultados:

Como resultado da pressão dos Trabalhadores e Sindicatos, o Presidente da Empresa, Guilherme Campos, e o Presidente da Postal Saúde, Ariovaldo Câmara, se comprometeram a resolver a situação emergencial da Postal Saúde. Segundo proposta apresentada na reunião, o repasse dos Correios para a Postal Saúde vai aumentar, passando para 118 milhões reais mensais. No entanto, a situação ainda está no vermelho, já que o custo mensal do plano atinge a casa de 150 milhões.

“Os 32 milhões de resíduo mensal serão negociados caso a caso. Todos os contratos firmados no passado estão sendo revistos, contratos caros, fora da realidade, assinados no passado. Além disso, a administração do plano estará, agora, dentro da ÚNICO, em Brasília, economizando o aluguel do prédio atual. Não podemos permitir que o dinheiro dos Trabalhadores seja mal administrado” afirma o conselheiro deliberativo da Postal Saúde, representante dos Trabalhadores, Anézio Rodrigues.

Além disso, segundo o presidente da Postal Saúde, as dívidas estão sendo renegociada com todos os credenciados, e a intenção dos Correios é quitá-las caso a caso

banner_reuniao_dda_entrega_matutina_aoi_ect_postal_saude_09_12_2016_3

Volta dos ambulatórios:

Uma outra reivindicação dos Trabalhadores é a volta dos ambulatórios. Segundo os sindicatos, essa é uma forma de baratear o custo da assistência médica, uma vez que os funcionários serão os de carreira, ligados a DESAU, e que hoje estão exercendo funções administrativas.

“Os trabalhadores terão de volta a opção de ir ao ambulatório como primeira passagem, antes de ir ao hospital. Problemas simples poderão ser resolvidos mais rapidamente, e o custo é muito menor que a utilização da estrutura da rede. Essa é uma reivindicação antiga e importante para a saúde do Trabalhador”, destaca o presidente do SINTECT-SP, e vice-presidente da FINDECT, Elias Cesário, companheiro Diviza.

O presidente da Postal Saúde afirmou que está encaminhando um projeto para a volta imediata dos ambulatórios, atendendo a reivindicação dos Ecetistas.

Entrega Matutina, DDA, OAI e CDD Centralizador:

Na reunião, também participaram VIGEP, VIPOS, e diretores regionais da DR/SPI e DR/SPM, para tratar do DDA, OAI e CDD Centralizador, questões que têm preocupado toda a categoria. Além disso, os representantes dos Trabalhadores também cobraram a implantação da Entrega Matutina em todo o estado, e no resto do país.

“O presidente da Empresa afirmou que as decisões sobre a implantação da Entrega Matutina, DDA e CDD Centralizador são de responsabilidade do Diretor Regional. Guilherme Campos nos garantiu que todo o processo está suspenso. As unidades onde já foram implantados, tanto o DDA, quanto a entrega matutina, serão revistas. Além disso, qualquer mudança somente será feita se acordada entre a Empresa e os sindicatos”, destaca o diretor do SINDECTEB, e representante dos Trabalhadores na comissão de Entrega Matutina, Silvio Prudêncio.

Trabalhadores avaliarão propostas:

Os Trabalhadores participarão de assembleias na próxima quarta-feira, 14 de dezembro, para discutir a avaliar a resposta da Empresa às principais reivindicações da categoria. A data foi estabelecida no encontro dos representantes dos 7 sindicatos do estado de São Paulo, como parte do calendário unificado de lutas.

“A união da categoria, mais uma vez, mostrou a força dos Trabalhadores. O compromisso e a forte mobilização nas bases dos 7 sindicatos que formam o estado de são Paulo colocaram a direção da ECT contra a parede, que teve de apresentar uma resposta às demandas da categoria. Não podemos permitir que nossos direitos sejam descumpridos e os benefícios cancelados. Estamos apresentando propostas de melhorias dentro da Empresa, e os sindicatos estão abertos ao diálogo para a volta do crescimento dos Correios. Mas não podemos, e nem vamos permitir que os Trabalhadores sejam prejudicados pela crise que não criou”. Afirma o presidente do SINDECTEB e FINDECT, José Aparecido Gandara.