1º de maio – Resistir e avançar, para barrar os ataques aos direitos históricos dos Trabalhadores

Publicada dia 01/05/2017 15:55

1º de maio é o dia em homenagem aos Trabalhadores e Trabalhadoras. E essa data não é apenas comemorada no Brasil, mas em diversos países no mundo, marcada por grandes manifestações e conquistas históricas. Direitos que os Trabalhadores têm hoje, como aposentadoria, férias, limite de jornada de trabalho, 13º salário, piso salarial, licença maternidade, proibição do trabalho infantil, entre outros, foram conquistados e garantidos na CLT através de grandes greve, mobilizações união de diversas categoria.

Governo Temer está atacando os Trabalhadores:

Desde que as Reformas da Previdência e Trabalhista foram apresentadas, o governo federal teve que ceder em alguns pontos devido à pressão social. Foram poucos, sem dúvida. Mas as proposta ainda são ameaças às conquistas históricas dos Trabalhadores. O Governo está propondo uma volta ao passado, ao começo do século 20. A proposta enfraquece a representação dos Trabalhadores, propondo fim aos Sindicatos, Federações, Centrais Sindicais, ou seja, todas as instancias de representação trabalhista. Além desta, a terceirização, trabalhos temporários, demissões coletivas, diminuição do horário de almoço e divisão maior das férias (com a decisão sendo do empregador) beneficiam ainda mais os patrões, cortando na carne os direitos dos trabalhadores.

Categoria Ecetista enfrenta tempos amargos:

Os Trabalhadores dos Correios estão sendo atacados por todos os lados. Além das reformas trabalhista e previdenciária, a diretoria da empresa está ameaçando as conquistas da categoria. Ameaçam acabar com o plano de saúde, privatizar a Empresa, suspendem as férias, propõem demissões em massa, terceirização, fechamento de unidades, sobrecarga de trabalho e acabam com a segurança dos trabalhadores.

Somente a luta para barrar todos os ataques e retrocessos:

A greve geral do dia 28 de abril foi a primeira resposta dos Trabalhadores. Com grande mobilização nacional, o governo sentiu a pressão das diversas categorias, em todos os lugarem do Brasil. E outras, maiores e mais fortes irão acontecer.

O governo terá de recuar. A voz das ruas ecoa, e neste primeiro de maio, mais uma vez, as dificuldades são grandes. Mas a força dos Trabalhadores e Trabalhadoras é maior! Nenhum direito será deixado para trás. Contra este governo que trabalha para os patrões. Contra os cortes e ameaças. Para barrar a venda de nossas riquezas. Para por fim a política de silenciamento dos Trabalhadores. Somente a luta garantirá conquistas, manterá a resistência e trará avanços.

Todos e Todas à luta! Unidos, mais do que nunca, em defesa de nossos direitos e conquistas.