MOBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES EMPURRA EMPRESA PARA MESA DE NEGOCIAÇÃO

Publicada dia 11/09/2017 11:40

Após pressão da categoria, – que recusou proposta de prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho até 31 de dezembro de 2017, Diretoria dos Correios marca início das Negociações Coletivas. Esta pode ser considerada uma vitória da categoria que, em Assembleia, votou pelo início imediato das negociações. A primeira reunião deve acontecer nesta terça-feira (12), e será formada por representantes dos Trabalhadores e da diretoria da Empresa, que decidirão o calendário dos próximos encontros.

NEGOCIAÇÕES SÃO ATÍPICAS:

Este ano as Negociações Coletivas já se iniciam com grandes diferenças. Nos últimos anos, nesta época do ano, as negociações já se encaminhavam para a celebração do Acordo Coletivo de Trabalho. No entanto, por intervenção do Tribunal Superior do Trabalho, a categoria recebeu proposta de prorrogação do ACT 2016/2017 até o final do ano, antes mesmo de a Empresa apresentar sua contraproposta para a Pauta de reivindicações da categoria, protocolada no mês de julho.

A FINDECT levou a proposta para suas assembleias, de modo que os Trabalhadores e Trabalhadoras Ecetistas deliberassem sobre o futuro da categoria. A resposta foi unânime pela rejeição da proposta. A categoria entende que a questão deve ser discutida diretamente com a Empresa até que seja esgotada, e possa haver um acordo bom para os Ecetistas.

Em assembleia, no último dia 5, os Trabalhadores e Trabalhadoras Ecetistas de Bauru e Região, rejeitaram a proposta de prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho, sem reajuste, até o dia 31 de dezembro de 2017. A assembleia aprovou, ainda, o Estado de Greve da Categoria, com assembleia permanente, e o início imediato das Negociações Coletivas.

Esse foi o posicionamento da categoria dos demais Sindicatos filiados à FINDECT (São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Bauru), que além de rejeitarem a proposta, também votaram, pelo Estado de Greve da Categoria. Uma maneira de direcionar a atenção da Empresa para as Negociações Coletivas. O presidente da FINDECT, José Aparecido Gimenes Gandara, reafirma a importância do diálogo para a celebração do Acordo Coletivo de Trabalho.

“Nós escutamos a proposta do Vice-Presidente do TST, analisamos a questão com a Diretoria da Federação e demais representantes dos Sindicatos filiados, e orientamos às assembleias pelo início imediato das negociações coletivas. Nós acreditamos no diálogo, e queremos evitar uma greve nacional, mas precisamos que a Empresa respeite a decisão da categoria e trate com responsabilidade as negociações.”

ASSISTÊNCIA MÉDICA DEVERÁ SER DISCUTIDA AO FINAL DAS NEGOCIAÇÕES:

No despacho do Vice-Presidente do TST, Ministro Emmanoel Pereira, da última sexta-feira (8) a orientação é pela discussão das cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho entre Empresa e Trabalhadores. No entanto, o Ministro afirma que a cláusula 28, do ACT vigente, ainda está em processo de mediação, ingressado pelos Correios em abril deste ano. “Considerando o início da negociação direta do ACT 2017/2018, pondero e sugiro às partes para que deixem para o final o debate sobre a cláusula 28 (plano de saúde), de modo que se prossiga paralelamente no corrente procedimento de mediação e conciliação-pré processual”.

MOMENTO É DE ATENÇÃO E UNIÃO

A FINDECT e o SINDECTEB irão divulgar todo o processo de negociação aos Trabalhadores Ecetistas através de seus canais. Os Trabalhadores poderão acompanhar o que será discutido através do site e facebook da Federação, e do SINDECTEB. A FINDECT entende que o Trabalhador bem informado tem ferramentas para barrar os ataques e ameaças que possam surgir contra a categoria. Por isso, a Federação orienta aos Trabalhadores para que acompanhem as notícias, participem das discussões e convoquem os Companheiros e Companheiras das unidades para a união. Somente com a mobilização total da categoria haverá força para resistir e avançar, diante de um governo patronal, e golpista.