Filiado à

24 DE JANEIRO – UMA HOMENAGEM DO SINDECTEB AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS APOSENTADOS


Publicada dia 24/01/2018 11:51


No dia 24 de janeiro é comemorado o dia do aposentado, uma homenagem àqueles que lutaram e ainda se mantêm firmes e fortes na luta, na defesa dos direitos e benefícios conquistados.

Os aposentados, no Brasil, trazem na memória e no físico as marcas de uma vida de trabalho intenso, da resistência nos momentos mais difíceis, e das experiências nas lutas travadas. As contribuições foram muitas, enquanto jovens. Agora, é o momento de ter seus esforços reconhecidos pela sociedade. Os direitos à uma aposentadoria digna, ao acesso à saúde de qualidade, e à uma condição de vida satisfatória, são a recompensa por toda a luta e dedicação ao longo de vários anos.

Histórico:

Os Trabalhadores dos Correios foram os primeiros, enquanto categoria, a receber o direito à aposentadoria. O Decreto nº 9.912-A, de 26 de março de 1988, fixava em 30 anos de serviço e idade mínima de 60 anos como requisitos para aposentar-se. Somente em 1923 uma lei foi criada (35 anos depois) garantindo o acesso à aposentadoria para outras categorias.

Reforma da Previdência

E ainda há muito o que lutar! Nos últimos meses, após a sangrenta e traiçoeira reforma trabalhista, aprovada pelo congresso brasileiro, a discussão em pauta é a reforma (ou mutilação) da previdência. Querem pôr fim ao acesso dos Trabalhadores e Trabalhadoras brasileiros, em especial os mais pobres, que mais precisam de assistência social, à uma aposentadoria digna.

Assistência médica também está em risco:

Nos Correios, a atual administração deixa claro que não quer mais continuar pagando a assistência médica aos aposentados e familiares. Após anos da conquista deste importante benefício, garantido a partir de milhares de demissões e muita força dos companheiros e companheiras que já não estão mais na ativa, o governo ilegítimo age e trai aqueles que tanto fizeram pelos Correios.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE SER SINDICALIZADO?

A união dos aposentados e sua participação na negociação dos Acordos Coletivos e nas decisões políticas é importante. A luta contra retrocessos na previdência social e manutenção dos direitos dos aposentados tem sido a principal bandeira dos aposentados no movimento sindical. A experiência de vida e profissional faz toda a diferença na luta contra a opressão patronal e social.

QUAL A ATUAÇÃO DO SINDICATO EM PROL DOS APOSENTADOS?

As atividades do Sindicato em favor dos aposentados podem ser resumidas em reunir sistematicamente os aposentados para fazer o levantamento de suas reivindicações e encaminhar suas propostas ao Sindicato; mantê-los informados dos seus direitos, através de comunicados e jornais mensais; manter contato com as Associações dos Aposentados e outros órgãos afins.

Os trabalhos da Diretoria vão além das discussões com o Sistema Previdenciário (INSS) e o Privado (POSTALIS). O SINDECTEB também trabalha para orientar os associados sobre tributos, impostos e direitos do cidadão. Além disso, o sindicato tem sempre procurado estender o máximo possível os benefícios do Acordo Coletivos aos aposentados.

Todos os aposentados que procuram o SINDECTEB contam com serviços como: cálculos previdenciários; orientação para preenchimento do requerimento de processos administrativos; encaminhamento aos serviços jurídicos e os andamentos de processos (como o PCCS, por exemplo).

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

Assistência Jurídica, trabalhista, previdenciária e outras; Assessoria Administrativa, Recebimento de Informativos; Intervenção junto às entidades (Correios, Postalis e principalmente, Postal Saúde), Convênios; Confraternização da categoria, Poder de Voto, e muito mais.

Todos os sócios podem votar e ser votado nas organizações sindicais, ou seja, tanto pode eleger uma diretoria como também fazer parte dela.

Aos aposentados e aposentadas, todo o respeito e consideração por tudo o que já fizeram. O SINDECTEB tem como compromisso, através de sua diretoria de aposentados, lutar pela manutenção de todos os direitos e benefícios conquistados.

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Filie-se

Filie-se