ECETISTAS E APOSENTADOS PARTICIPAM DE ATO EM DEFESA DO POSTALIS EM BAURU

Publicada dia 18/07/2018 10:53

Trabalhadores e Aposentados dos Correios participaram ontem do Ato em Defesa do Postalis em Bauru. O SINDECTEB esteve presente durante toda a manifestação, convidando os trabalhadores e toda a população da cidade para protestar contra os absurdos que há anos fazem parte da rotina da adminstração do Postalis.

Os trabalhadores ecetistas são vítimas de um dos maiores escândalos de desvio de verbas e má gestão de investimentos vividos no país. A atual dívida do Postalis é bilionária, e vale destacar que os Correios não repassaram a RTSA (reserva técnica) para o Postalis, o que agrava ainda mais a situação financeira. O valor do repasse extrapola a cifra de R$ 1 bilhão.

A falta de repasse da RTSA, somada ao déficit gigantesco causado por investimentos mal administrados pelo Banco BNY Mellon (que foi acionado pelo MPF a pagar uma indenização de 9 bilhões) faz com que as contas do Postalis se afundem cada vez mais. Além da gestão fracassada dos investimentos, uma norma editada pela PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) determina que a mantenedora dos Planos, neste caso os Correios, deve dividir o saldamento da dívida junto com os participantes.

Essa mesma PREVIC reprovou o pedido de intervenção protocolado pela FINDECT e pelos Sindicatos Filiados em 2014. Somente após uma CPI pouco esclarecedora a PREVIC resolveu permitir a intervenção, uma manobra política que colocou um interventor que pouco faz em prol dos trabalhadores Ecetistas e nos brinda com a intenção da Empresa e de seus dirigentes: empurrar ainda mais o saldamento da dívida para o trabalhador.

A decisão da PREVIC de onerar os participantes do plano com uma contribuição extraordinária é algo fortemente repudiado pelo SINDECTEB. Essa decisão pune injustamente todos aqueles contribuíram durante anos para os Planos BD e PostalPrev, fazendo com que paguem parte da dívida que é resultado dá má gestão do Postalis e pela incompetência das instituições a quem o Fundo de Pensão confiou para fazer investimentos fraudulentos utilizando-se de verbas resultantes da contribuição dos Trabalhadores.

A contribuição extraordinária ja é cobrada de trabalhadores e aposentados, porém, o dinheiro está saindo de nossas contas mas as respostas e melhorias não surgem. A situação é alarmante e demanda mobilização. A manifestação de hoje acompanha uma série de outros atos conduzidos pelas entidades representantes dos Trabalhadores Ecetistas. Outros Sindicatos filiados à FINDECT também se manifestaram.