ECETISTAS DE BAURU DIZEM NÃO À PROPOSTA DA EMPRESA

Publicada dia 26/07/2018 20:58

Os Trabalhadores e Trabalhadoras presentes na Assembleia neste dia 26 de Julho disseram não à ECT e sua proposta. Os termos encaminhados pela diretoria da Empresa não são apenas inviáveis economicamente, como também visam eliminar e reduzir direitos fundamentais da Categoria.

Desde o início da Campanha Salarial deste ano, o SINDECTEB e a FINDECT adotaram um lema para levar à mesa de negociações: NENHUM DIREITO A MENOS. Não serão toleradas tentativas de redução dos direitos que foram conquistados durante anos e anos de luta junto com todos os Companheiros.

A proposta da Empresa inclui itens como:

• Reajuste de 2,19%. O valor é referente a 60% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor dos últimos 12 meses.
  • Exclusão do Vale Cultura
  • Nao reajustar Quebra de Caixa e Reembolso Creche
  • Reduzir de 200% para 100% o valor pago pelo trabalho em dia de repouso
  • Aumento nos descontos do Vale Alimentação e Vale Refeição
  • V.R e V.A apenas para dias trabalhados
  • Fim do Vale Peru
  • Exclusão da Assistência Médica do Acordo Coletivo de Trabalho
  • Redução dos dias dos acompanhantes de6 para 3 dias

Esses são apenas alguns dos pontos que a Direção da Empresa pretende alterar. Há ainda mais propostas de alteração e eliminação de cláusulas do Acordo Coletivo, o que reduz direitos e coloca o orçamento dos Trabalhadores e Trabalhadoras em xeque.

Durante a Assembleia, os Companheiros e Companheiras tiveram a oportunidade de retirar suas dúvidas quanto à proposta feita pela Direção da ECT e entender cada uma das cláusulas.

Na contramão da proposta da Empresa, a Proposta da FINDECT inclui:

• Reajuste linear de R$ 300 mais 4,39% (IPCA)
  • Manutenção e expansão do Vale Cultura
  • R$ 470,00 para Quebra de Caixa
  • Um salário mínimo para Reembolso Creche/Babá
  • Manutenção dos 200% para o trabalho em dia de descanso
  • Ticket V.A/V.R de R$ 45,00 (cálculo efetuado pelo Dieese)
  • Vale Cesta de R$ 450,00
  • Exclusão do compartilhamento no V.A/V.R
  • Vale extra de R$ 1.066,09
  • Manter o V.A/V.R nas mesmas quantidades durante férias
  • Manunteção da Assistência Médica no ACT e melhorias no plano para evitar descredenciamento de profissionais
  • Ampliação dos dias de acompanhante de 6 para 12 dias

Após discussão, a grande maioria dos presentes votou pela reprovação do texto apresentado pela ECT. Foi deliberada a recusa à proposta e a declaração de Estado de Greve por tempo indeterminado.

Nenhum Direito a Menos. A luta segue firme. O SINDECTEB agradece a participação de todos os trabalhadores, que ajudaram a lotar a Assembleia de hoje e definir rumos mais produtivos para a Categoria.

LEIA MAIS NO CONEXÃO ESPECIAL SOBRE O ACT 2018/2019!