ECT responde aos Ofícios sobre as unidades de Piraju e Dois Córregos

Publicada dia 08/10/2018 12:06

Nos últimos meses, os Diretores e Delegados do SINDECTEB estão realizando uma série de visitas às unidades dos Correios que estão lotadas na baes do Sindicato.

Em muitas dessas unidades, o que se vê é uma série de problemas estruturais, como falta de contingente, problemas na infraestrutura da unidade, desrespeito às entregas matutinas e falta de viaturas para entrega. Além de todos esses problemas, alguns casos são bastante preocupantes e demandam ação rápida por parte da ECT.

O SINDECTEB mantém um processo constante de visitas setoriais, que são feitas com o intuito de analisar quais são as demandas de cada unidade. Dentre algumas das visitas feitas, destacamos aqui as respostas dadas pela ECT em relação a duas unidades visitadas recentemente, as ACs de Dois Córregos e Piraju.

Ambas foram visitadas pelo Diretor Laerte Paes Claro nos meses de Agosto e Setembro de 2018.

OS PROBLEMAS RELATADOS NA AC/PIRAJU:

• Entregas realizadas no período da tarde
  • Necessidade de viatura para entregas
  • Falta de funcionários e sobrecarga dos colaboradores da unidade
  • Problemas de clima organizacional relatados em avaliação

Em resposta ao Ofício 128/2018, a ECT respondeu:

• Realizar, novamente, orientações para a gestão a manter os carteiros pedestres nas ruas até 13h.
  • Quanto à necessidade de viatura, a Empresa se esquivou do assunto alegando que a proporção de viaturas estava alinhada com o último SD.
  • Em relação à carga de trabalho dos funcionários, a resposta foi “Implantada alteração da jornada dos empregados do atendimento para proporcionar  tempo hábil de atendimento sem a necessidade de execução de horas extras”
  • Sobre o clima organizacional na unidade, a resposta foi “elaborado plano de ação de melhorias”.

OS PROBLEMAS RELATADOS NA AC/DOIS CÓRREGOS:

• Localização dos escaninhos em local sem ventilação
  • Divisórias em péssimo estado de conservação
  • Problemas na disposição dos vestiários da unidade
  • Problemas de higiene no refeitório
  • Iluminação inadequada
  • Infraestrutura debilitada

Em resposta ao Ofício 123/2018, a ECT respondeu:

• Falta de outro local para instalação dos escaninhos
  • Constatada necessidade de manutenção
  • Necessidade de elaboração de um novo layout para otimizar os vestiários. Análise a cargo da GERAT
  • Refeitório deve ser analisado, devido à inutilização do espaço adequado. Necessidade de análise por parte da GERAT
  • Alegou não haver necessidade de modificação das lâmpadas da unidade
  • Alegou que os danos estruturais não comprometem a unidade, porém, reconheceu a necessidade de realizar manutenção em alguns pontos

As respostas, assim como de costume, trazem respostas genéricas para algumas questões, o que demanda fiscalização e cobrança constante por parte do SINDECTEB. Esses são apenas alguns dos itens que constaram nos ofícios, sendo que o Sindicato pretende agendar reuniões na CORET para debater outros temas pertinentes envolvendo as unidades.

Continuamos em busca de melhores condições para os Trabalhadores Ecetistas, a luta não para. Novas reuniões em outras unidades serão realizadas ainda este ano. Caso sua unidade esteja enfrentando problemas, contate a equipe do SINDECTEB.