PREVIC DETERMINA PRORROGAÇÃO DE INTERVENÇÃO NO POSTALIS POR MAIS 180 DIAS

Publicada dia 10/04/2019 09:46

Ela acontece há 1 ano e meio, e ainda não apresentou resultados. Entenda o que esta por trás dessa decisão.

No ultimo dia 28 de março, foi assinada a prorrogação da intervenção da PREVIC no fundo de pensão dos Ecetistas, o POSTALIS. Ela acontece desde outubro de 2017, completando 1 ano e 6 meses sem respostas ou resultados que justifiquem sua existência.

Como denunciou a FINDECT, Sindicatos filiados, e demais instituições de representação dos Trabalhadores Ecetistas, a intervenção aconteceu por motivos meramente políticos.

Lembrando que os trabalhadores e Trabalhadoras já passam pela desagradável necessidade de contribuir ainda mais para pagar uma divida bilionária, fruto de desvios e investimentos mal feitos.

O interventor, designado pela PREVIC (órgão regulador e de inspeção dos fundos de pensão no Brasil), ainda não apresentou informações, dados que justifiquem a continuidade da intervenção no POSTALIS. Muito pelo contrário, em atitude de desrespeito ao futuro dos Ecetistas, abriu mão da ação que iria garantir o reembolso do BNY MELLON ao Postalis, em virtude de investimentos mal feitos. Os valores são da ordem de 7 bilhões de reais.

FINDECT PEDE APOIO A GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS

No mês de março, a FINDECT, sindicatos filiados (São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, Maranhão e Tocantins) e ADCAP, organizaram ato surpresa em frente à embaixada dos EUA, em Brasília. Na ocasião, foi entregue carta ao embaixador norte-americano solicitando apoio do país na recuperação dos prejuízos bilionários causados pelo banco BNY Mellon.

A FINDECT está em contato com advogado nos EUA, que ficará responsável por uma ação da representação dos Trabalhadores contra o Banco, exigindo a imediata reparação aos cofres do fundo de pensão dos Ecetistas.

OCUPAÇÃO NO POSTALIS PEDIU FIM DA INTERVENÇÃO:

No mês de março também houve a ocupação pacífica  de trabalhadores na sede do POSTALIS em Brasília. O objetivo da ação foi o pedido do fim da intervenção no fundo de pensão.

Além disso, também é exigido o cumprimento dos resultados das eleições que elegeram conselheiros e diretores representantes da categoria, mas que foram impedidos de tomar posse. A intervenção, determinada pela PREVIC logo após o resultado das eleições, suspendeu unilateralmente o processo mesmo não havendo qualquer indício de vícios no pleito.

A FINDECT entende essa decisão como uma retirada do direito democrático dos trabalhadores elegerem seus representantes e chama a atenção para o fato de que quando a categoria escolhe pessoas de confiança e ética, uma instituição de fora do fundo decide por tornar nula a decisão dos Trabalhadores.

SINDICATOS COLHEM ASSINATURAS:

Os sindicatos filiados à FINDECT estão organizando um grande mutirão de colhimento de assinaturas de trabalhadores que pedem a posse imediata de seus representantes democraticamente eleitos. Já são milhares de assinatura, e o número cresce a cada dia. Procure a sede de seu sindicato, ou converse com o diretor de sua região e participe dessa luta.

O futuro do fundo de pensão depende da luta e participação de todos e todas. A categoria não pode permitir que os responsáveis pelos desvios saiam impunes, e nem que uma eleição de representantes dentro do fundo de pensão seja anulada por decisão unilateral e ditatorial.