5 de Maio – Dia Nacional das Comunicações

Publicada dia 06/05/2019 09:43

No dia cinco de maio é comemorado no Brasil o Dia Nacional das Comunicações. A data presta homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Mais conhecido como Marechal Rondon, o militar foi engenheiro e sertanista de longa carreira. Dentre muitos feitos, idealizou o Parque Nacional do Xingu e foi responsável pela coordenação da instalação de linhas telegráficas que integraram a comunicação de norte a sul do Brasil.

Rondon é considerado o patrono das Comunicações no Brasil, e quando falamos em Comunicação em território Brasileiro, é impossível não lembrar da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Acima de carteiros, OTTs e Atendentes, como trabalhadores responsáveis pela comunicação no país. Se hoje o peso da comunicação interpessoal é bem menor (dado o fim das cartas e a utilização da internet como principal meio de contato), durante décadas, os Correios e seus funcionários foram responsáveis pela distribuição da informação nos cantos mais remotos de nosso país.

Portanto, no dia de hoje, não é apenas Rondon e suas iniciativas de modernizar as comunicações brasileiras que merecem uma homenagem. Todo funcionário dos Correios também merece o reconhecimento por seu esforço em manter a comunicação postal e telegráfica de nosso país!

Se você quer saber mais sobre o desenvolvimento das Comunicações no Brasil, separamos alguns links interessantes

História dos Correios no Brasil
História do Rádio no Brasil