Filiado à

FINDECT realiza 8º Congresso em SP


Publicada dia 03/06/2019 10:29

Todos os anos, os Diretores e Delegados dos Sindicatos Filiados à FINDECT se reúnem para dar o pontapé inicial na Campanha Salarial 2019/2020. O evento tem como principal finalidade a discussão da Pauta de Reivindicações e o debate sobre a atual situação dos Correios.

O Congresso serve como plataforma para debate de temas que habitam a realidade Ecetista e que merecem ser analisados pelos representantes dos trabalhadores, juntamente com especialistas.

Essa necessidade de debate aprofundado é o que dá origem às Mesas de Discussão, momentos em que temas específicos são trazidos à pauta para análise de todos os Diretores dos Sindicatos. Tradicionalmente, o Congresso da FINDECT conta com mesas de discussão sobre:

  1. O protagonismo feminino nos Correios e na luta sindical
  2. A representatividade do negro na ECT e nos próprios Sindicatos
  3. A situação dos aposentados e dos Companheiros que estão em processo de aposentadoria
  4. Análise da atuação jurídica da Federação junto às demandas da Categoria.
  5. A situação do Convênio Médico oferecido pela ECT aos Trabalhadores (POSTAL SAÚDE)
  6. A complexa situação da Previdência Privada (POSTALIS)

Além dos temas já consolidados, assuntos factuais também são analisados com profundidade. Neste ano, o debate envolveu:

  1. A questão previdenciária
  2. Os planos de privatização dos Correios
  3. As mudanças trazidas pela reforma trabalhista para a realidade dos Ecetistas
  4. Atual situação do Conselho de Administração dos Correios

Como já é de praxe, a FINDECT requisitou a presença de especialistas para debater temas complexos. Participaram:

  1. Victor Pagani, técnico do DIEESE. Victor apresentou uma análise dos índices de preços, remuneração e indicadores da economia brasileira.
  2. Maurício Lorenzo, Conselheiro Eleito pelos Trabalhadores para o Conselho de Administração da ECT. O Conselheiro apresentou a atual situação do Conselho Administrativo e quais são suas expectativas para o mandato, que começou no começo deste mês.
  3. Prof. Dr. Flávio Roberto Batista, Professor Doutor do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP. O professor apresentou seus estudos sobre a Previdência no Brasil e os impactos da proposta do governo para a reforma do sistema previdenciário brasileiro.

Com o fim do Congresso, o diálogo entre os Sindicatos Filiados torna-se mais afinado e começam as tratativas para finalização da Pauta de Reivindicações. Em breve, você poderá conferir aqui no site do SINDECTEB todos os itens constantes na Pauta de Reivindicações.

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Filie-se

Filie-se