FEDERAÇÕES ENTREGAM PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DA CAMPANHA SALARIAL UNIFICADA 2019

Publicada dia 19/06/2019 10:41

Na última segunda-feira, dia 17 de junho, foi protocolada a Pauta de Reivindicações Unificada, elaborada pelas duas Federações (FINDECT e FENTECT) para nortear as negociações do Acordo Coletivo.

Representaram a FINDECT o Vice-Presidente, Elias Cesário (Diviza) e o Diretor Financeiro, Anézio Rodrigues. O protocolo da Pauta de Reinvindicações foi realizado na Sede dos Correios, em Brasília. Apesar de seguir todo o modus operandi adotado nas últimas campanhas salariais, dessa vez, os representantes dos Trabalhadores encararam o descaso da Empresa. Quebrando o protocolo, a ECT não foi representada nem pelo seu Presidente nem pelo Vice-Presidente.

A Pauta foi protocolada junto a funcionários internos da Empresa, o que demonstra a intransigência e pouco caso do Governo em relação à luta dos Trabalhadores. Não há espaço para ouvir o Trabalhador, tampouco há interesse.

Essa situação deixa claro o que a categoria pode esperar da Campanha Salarial deste ano: muita dificuldade nas negociações. Além de não receber os Sindicalistas, os representantes da Empresa foram impedidos de tirar foto no momento do protocolo da pauta. A atitude é continuidade do discurso do Presidente da República, Jair Bolsonaro, de criticar os Sindicatos e até ameaçar de demitir o Presidente dos Correios, General Juarez, por defender a manutenção da Empresa como Estatal, Pública e à serviço da população.

Com a pauta protocolada, temos assegurada a leitura das reivindicações por parte da Direção da ECT, contudo, isso não significa que as reivindicações da categoria serão atendidas. A principal luta é pela manutenção das conquistas garantidas no Acordo Coletivo de Trabalho, a reposição da inflação para reparar as perdas salariais, e a garantia do emprego para os mais de 100 mil Trabalhadores e Trabalhadoras Ecetistas.

A orientação da FINDECT e dos Sindicatos filiados (São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, Maranhão e Tocantins) é manter a unidade para avançar em conjunto com toda a categoria. A união das Federações na Campanha Salarial é um primeiro passo para que a unidade seja mantida. FINDECT e FENTECT negociarão juntas aos seus Sindicatos filiados a garantia de todas as conquistas e o fim das ameaças de privatização.

As duas federações entregaram as pautas com conteúdos muito próximos. E a disposição para a negociação, a mobilização e a luta conjunta é total. A gravidade do momento exige que qualquer diferença seja esquecida em nome da unidade.

A proximidade da data-base da categoria é 1º de agosto, portanto, temos pouco menos de 45 dias para dialogar com a base e com a direção dos Correios, explicar para dirigentes pouco voluntariosos a importância dos pontos apresentados na Pauta e convencer todos a participar dessa luta, afinal, estamos lutando não apenas por melhores condições de trabalho, mas pela manutenção de nossa Empresa.

LEIA A PAUTA DE REIVINDICAÇÕES NA ÍNTEGRA