Campanha Salarial: Como foram as reuniões desta semana?

Publicada dia 05/07/2019 11:43

FINDECT e Direção dos Correios realizaram 3 reuniões durante a primeira semana de negociações. Serão realizados 3 encontros semanais, às terças, quartas e quintas, e o SINDECTEB irá divulgar os encontros pontualmente e/ou por meio de retrospectiva semanal.

Durante esta semana, a Diretoria da FINDECT e os representantes dos Correios se reuniram em 3 oportunidades para discutir pontos importantes para o Acordo Coletivo de Trabalho. Veja um breve resumo sobre o que foi abordado em cada reunião e aproveite para ler as atas.

1ª Reunião – 02 de Julho de 2019

Como de praxe, a primeira reunião foi marcada pelo planejamento dos assuntos a serem discutidos todos os dias. Além do cronograma de debate, a primeira reunião foi marcada pela fala dos representantes da FINDECT, que defenderam a manutenção dos direitos e repudiaram qualquer alteração negativa nas conquistas previamente garantidas.

Alguns momentos merecem destaque, como a negação da Empresa em transmitir as reuniões de negociação via internet. A ECT alegou que o procedimento “enfraquece as informações” da Empresa. Ficou acordado o registro fotográfico. Outro ponto de destaque é a promessa de proposta financeira, que, segundo os representantes da Empresa, deve acontecer até dia 11/07.

Vale destacar também que os representantes dos trabalhadores declararam seu repúdio ao fechamento de agências, fechamento do banco postal de agências e as transferências compulsórias.

Leia a ata da 1ª Reunião

2ª Reunião – 03 de Julho de 2019

Na quarta-feira, representantes da FINDECT, FENTECT e ECT ficaram reunidos por mais de quatro horas. Durante o encontro, diretores da área financeira apresentaram dados sobre a atual situação econômica dos Correios.

A apresentação tinha como interesse mostrar que os Correios estão em um momento delicado, este foi o discurso, contudo, os representantes Sindicais rebateram a lógica da empresa e questionaram a forma dos cálculos, que tendem a “puxar para baixo” o desempenho da empresa.

Foram analisados os números dos últimos PDVs (cerca de 4,8 mil empregados a menos entre maio e julho) e a ECT destacou sua intenção de manter a redação de 45 cláusulas do ACT e alterar 19.

A FINDECT torna a afirmar que não vai tolerar redução de direitos e tampouco alterações que seja prejudiciais ao Trabalhador.

Leia a ata da 2ª Reunião

3ª Reunião – 04 de Julho de 2019

No terceiro dia, a ECT inciou seu ataque às Cláusulas do ACT. Como já se tornou costume, a empresa tenta eliminar e alterar cláusulas tendo como base o fraco argumento da “situação financeira delicada”, algo que é sustentado pelos representantes da diretoria, mas que são contraditos pelos próprios números apresentados por eles.

Como era de se esperar, a representação dos trabalhadores não aceitou a estratégia da ECT, questionando qual é a intenção (Acordo ou retirada de direitos?) e se posicionou de forma oposta à retirada de qualquer direito.

Atenção companheiro: Para saber quais foram as Cláusulas colocadas em xeque pela empresa, leia a 2ª Ata de Reuniões. Para se informar sobre o que a empresa quer fazer com essas cláusulas, leia a 3ª Ata de Reuniões.

A FINDECT e o SINDECTEB repudiam a estratégia da Empresa e manifestam toda a sua contrariedade à forma como a ECT pretende conduzir as reuniões. Não estamos nos reunindo para discutir retiradas, para ouvir lamentos pouco embasados e distorcidos para dar voz ao discurso da privatização.

A cada ano, parece que a ECT desaprende (de propósito) a respeitar seu trabalhador e a NEGOCIAR com sua base trabalhadora. Ano passado demos o recado: Nenhum direito a menos. Será que eles realmente acham que a gente se esqueceu?

Leia a ata da 3ª Reunião