Federações unidas em mobilização contra a intransigência negocial da ECT

Publicada dia 04/09/2019 10:02

A FINDECT tem feito todo esforço possível para esgotar as possibilidades de negociação e unificar a categoria Ecetista.

Seus dirigentes, os Presidentes dos Sindicatos filiados, participaram de todas as reuniões com a direção da empresa e o TST, e, mesmo com participação ativa da Federação, não foi possível chegar um acordo.

É sempre importante ressaltar que esse impasse surgiu devido à intransigência da direção da ECT, que, desde o princípio das negociações, colocou suas intenções em cima da mesa: retirar direitos, enfraquecer a categoria.

Diante dessa falta de capacidade de diálogo por parte da empresa, nos resta a mobilização de nossa Categoria. A união é a chave para que possamos ser ouvidos e apresentar ao TST, ao público e, principalmente à direção da ECT, todos os desafios enfrentados pelos Ecetistas e as atuais adversidades de nossa rotina, tanto no trabalho quanto fora dele.

A responsabilidade e a coerência estão em primeiro lugar na FINDECT. Por isso, seus dirigentes participaram de todas as negociações com a ECT e o TST. Os ritos jurídicos foram executados com o respeito e a seriedade que a democracia exige.

O vice-presidente do Tribunal notificou a direção da empresa, a questionou e chamou para negociar. Ela se negou. Usou de má fé e enganou o Tribunal, os trabalhadores e seus Sindicatos, que buscaram a negociação de todas as formas.

E, agora, está empurrando a categoria para a greve, na clara intenção de colocar a população contra os Ecetistas e diminuir ainda mais o prestígio da ECT perante a opinião pública, o que é fundamental para dar força ao discurso da privatização.

A direção da empresa aposta no conflito. Vai empurrar a greve da categoria para um julgamento no TST, sabendo que o dissídio resulta em necessidade de renegociação de todo o ACT no ano que vem.

Ser intransigente e contradizer o tribunal não seria uma postura sensata nesse momento em que não há espaço para aventura, intempestividade, vaidade e disputa política entre os trabalhadores. Por isso, foi louvável a decisão da Diretoria da FENTECT de orientar os Sindicatos a ela filiados a fazerem suas assembleias de greve também no dia 10/09.

Se a luta será de alta dificuldade se nos unirmos, sem a união, ela beira o impossível. A coerência se torna, assim, uma grande virtude.

Todos unificados na luta em defesa dos direitos da categoria! Portanto, diante desses fatos, convocamos todos os trabalhadores e trabalhadoras de nossa base, e também os trabalhadores de outras bases que por ventura estejam acessando nossos conteúdos, a participarem das assembleias de nossa categoria no dia 10 de setembro. Confira as informações junto ao seu Sindicato e participe.

NOSSA ASSEMBLEIA SERÁ REALIZADA EM BAURU, COM PRIMEIRA CONVOCAÇÃO ÀS 17h30, NO AUDITÓRIO DA SEAAC (R. BATISTA DE CARVALHO, 12-43, CENTRO).