Fez ENEM? Agradeça aos Correios!

Publicada dia 11/11/2019 09:50

Milhares de jovens e adultos brasileiros realizaram a prova do ENEM neste final de semana. De norte a sul do Brasil, 1.727 municípios foram selecionados para a realização das provas. Em todos os municípios, as provas foram entregues pelos Correios.

A ECT é a parceira oficial do Ministério da Educação para a distribuição das provas para os mais de 5,1 milhões de candidatos inscritos. O processo é dotado de alto grau de segurança e possui uma logística de excelência, que é garantida pela estrutura dos Correios, presente em todos os municípios do Brasil.

As provas foram impressas nas gráficas oficiais, selecionadas pelo MEC, e distribuídas em todo o país pela ECT. O caminho de volta, ou seja, o transporte das provas realizadas para os locais de correção, também é executado pelos Correios.

Provas do ENEM transportadas pelos Correios com escolta militar
ENEM: Todas as provas foram distribuídas pelos Correios

Isso ocorre graças ao papel social, estabelecido no Estatuto da Empresa. Faz parte das obrigações da empresa ser parceiro do Governo para viabilizar ações como o transporte das provas do ENEM e outras ações, como distribuição de vacinas e garantia de serviços postais.

Os Correios também são parceiros em outras operações, como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e também realiza a entrega das urnas eleitorais, garantindo para toda população o direito à cidadania.

Além dos serviços voltados para a sociedade, a ECT é a única empresa com capilaridade suficiente para atender todos esses municípios e goza de grande confiança da população.

Desde 2009, a ECT realiza a Operação Enem, o Inep (que elabora as provas) convidou os Correios para operar a logística do exame após episódios de furto de provas em uma das gráficas responsáveis pela produção dos cadernos de questões.

E toda essa qualidade e segurança tem uma razão: o fato dos Correios ser uma empresa pública composta por trabalhadores e trabalhadoras que desempenham suas tarefas com louvor, garantindo a qualidade dos serviços prestados.

O Governo estuda acabar com o importante papel social dos Correios por meio da privatização. Cobrar da iniciativa privada a mesma qualidade sobre serviços que não possuem um real interesse econômico é algo bastante complicado, e que pode gerar graves problemas para a logística de ações importantes, como o ENEM, a distribuição de vacinas e medicamentos e das urnas eletrônicas.

Devemos denunciar e combater o desmonte da ECT. A população está do lado dos trabalhadores e reconhecem que sem a atuação dos Correios Público, a 21ª edição do exame poderia não ocorrer, ou ser marcada por problemas na distribuição das provas.

Não podemos deixar que o governo federal, a mando dos interesses da iniciativa privada, acabe com todos serviços de qualidade para o provo brasileiro.

O ENEM é a porta de entrada para o Ensino Superior, uma oportunidade única para muitos estudantes de alcançar seus principais objetivos de vida. Se você prestou ENEM ou conhece alguém que fez a prova, lembre-se que foram os funcionários do Correio (e sua estrutura pública) que garantiram a todos o acesso às provas na hora certa, da maneira mais adequada e sem nenhum atraso.

Isso é cidadania, isso é a realidade dos Correios, isso é empresa pública! Diga não à privatização, a educação e o futuro dos seus filhos, amigos e parentes agradece!