FINDECT COBRA DA ECT COMPENSAÇÕES E APOIO AOS TRABALHADORES NO COMBATE À CRISE DO CORONAVÍRUS

Publicada dia 16/04/2020 16:27

Em ofício endereçado ao Presidente da ECT, Floriano Peixoto, a direção da FINDECT expôs a difícil situação enfrentada pela categoria, de exposição à contaminação, falta de EPIs e trabalho excessivo, e reivindicou medidas de apoio financeiro para os trabalhadores enfrentarem os efeitos da pandemia

A FINDECT encaminhou aos Correios por meio de ofícios uma série de reivindicações que foram julgadas pela Federação como extremamente importantes aos trabalhadores perante a crise do novo coronavírus.

Dentre as reivindicações encaminhadas pela FINDECT estão:

Gastos com EPIs e transporte

Devido à demora da empresa para fornecer itens de higiene e segurança, muitos trabalhadores compraram itens essenciais com recursos próprios para ter o mínimo de proteção individual durante suas atividades.

Muitos outros tiveram que substituir o transporte coletivo por individualizado, com gasto superior ao ressarcimento da ECT via vale transporte. Esses custos somam-se aos demais prejuízos financeiros dos últimos anos com plano de saúde e plano de previdência.

Pressão e trabalho extra

Com a colocação de 25% dos empregados do grupo de risco em trabalho remoto, as tarefas ficaram concentradas nos demais, sobretudo o trabalho relativo às encomendas (e-commerce), que sofreu grande aumento, como a própria empresa alega.

A sobrecarga e a pressão vieram juntas, o que justifica a necessidade de ampliação do efetivo atual de trabalhadores, cobrança antiga das representações sindicais!

Parcelamento das férias

Como forma de amenizar a situação, a FINDECT reivindica a suspensão temporária das parcelas correspondentes ao Adiantamento de Férias (Cláusula 54) para aqueles que solicitaram.

O procedimento é semelhante ao feito pelo Postalis ao suspender as parcelas de empréstimos por 03 (três) meses.

Desconto no plano médico

Outra reivindicação é um plano de ações para destinar um percentual do excedente de faturamento da ECT para custear a Assistência Médica/Hospitalar e Odontológica (Cláusula 28). Esse pedido é feito com base na constatação do aumento da receita da ECT com o comércio eletrônico durante a pandemia.

Nada mais justo que, durante este período de calamidade pública, os empregados/beneficiários possam ter redução/isenção de mensalidades e coparticipações decorrentes do plano saúde.

Participação no ticket

A isenção da participação financeira dos empregados no Vale Alimentação/Refeição (Cláusula 51) é outra medida reivindicada, uma vez que a alimentação é prioridade para manter a saúde. A medida tem como base também o evidente aumento nos produtos de alimentação e higiene em todo o país.

Abono pecuniário

Pedido de revogação imediata da suspensão temporária do Abono Pecuniário (Cláusula 54,§1º) para os empregados que sairão de férias à partir desta sexta (17/04/2020).

Além de contrariar o Acordo Coletivo da categoria quanto ao agendamento de férias anterior à data da decisão unilateral da Empresa, o abono cria mais dificuldades para os trabalhadores lidarem com as dificuldades impostas pela pandemia.

Vacinação dos funcionários

A Campanha Nacional contra gripe começou em 23/03, e, na compreensão da FINDECT, é essencial que todos os funcionários dos Correios que encontram-se trabalhando nas unidades sejam imunizados.

Considerando que os trabalhadores dos Correios atendem a todos os públicos, inclusive os mais suscetíveis às complicações do Covid-19, solicitamos a imunização urgente dos trabalhadores como medida de proteção.

VEJA AQUI O OFÍCIO 014/2020 da FINDECT

VEJA AQUI O OFÍCIO 016/2020 da FINDECT

Frente à situação inesperada e inusitada vivida em todo o planeta, a FINDECT insiste na abertura de canal de diálogo e espera que a direção da empresa demonstre sensibilidade e compromisso com a saúde, a segurança e a vida de seus trabalhadores e seus familiares e responda positivamente à reivindicações apresentadas.