Postado por em abr 20, 2020 em Notícias, Slides | 0 comentários

COVID-19: QUAIS SÃO OS RISCOS EXISTENTES NA NOVA SISTEMÁTICA DA AUTODECLARAÇÃO DA ECT?

A ECT, de forma a burlar as decisões judiciais, alterou o modelo de autodeclaração direcionada para os empregados que coabitam com grupo de risco, idosos, gestantes e criança em idade escolar.

A autodeclaração, fornecida no Primeira Hora de 17/03/2020, prevê que o afastamento será “enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus”. Ela já foi apresentada por alguns empregados e autorizada pela ECT.

Na nova autodeclaração foi suprimido o trecho destacado acima. Alertamos que alguns gestores estão ameaçando lançar faltas injustificadas aos empregados que optaram por não preencher o novo documento.

Quem optar por assinar o novo documento poderá ter o seu pedido negado pela empresa, uma vez que o chefe pode ou não aceitar. Ainda que aceite, esse direito poderá se encerrar em 15 dias, visto que a ECT suprimiu maliciosamente da autodeclaração o trecho que destaca que as medidas são vigentes.

Destacamos novamente aqui o que foi retirado: “enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus”.

Para resguardar os Trabalhadores de qualquer movimento prejudicial feito pela direção da empresa, o Sindecteb disponibilizou no Comunicado 015/2020 um termo para ser apresentado ao gestor juntamente com a autodeclaração. Você encontra o comunicado para download ao final deste texto.

Os empregados contarão com todos os esforços do SINDECTEB. Nossa finalidade é garantir que seu direito seja mantido até o final do estado de emergência conforme a primeira autodeclaração assinada.

Estamos aguardamos a sensibilização do judiciário em relação ao direito à vida, não só nosso, dos Trabalhadores dos Correios, mas de todos os nossos familiares.

Mais uma vez o SINDECTEB conclama a todos os seus empregados para se manterem unidos contra as arbitrariedades perpetradas pela empresa.

VEJA AQUI O COMUNICADO 015/2020

SE VOCÊ TEM ALGUMA DÚVIDA, CONTATE NOSSA EQUIPE. OS TELEFONES PARA ATENDIMENTO ESTÃO DISPONÍVEIS NO COMUNICADO 011/2020: BAIXE AQUI PARA CONFERIR TODOS OS TELEFONES DE CONTATO DOS NOSSOS DIRETORES.