Postado por em maio 27, 2020 em Notícias, Slides | 1 comentário

SINDECTEB realiza 23º Encontro de Diretores e Delegados

Na noite de hoje, dia 27 de maio de 2020, ocorreu o 23º Encontro de Diretores e Delegados do SINDECTEB.

Todos os Companheiros participaram via videoconferência, que teve início às 19h. Dentre os assuntos discutidos no Encontro foram levantadas as seguintes pautas:

1. Como ficarão as negociações coletivas deste ano;
  2. As medidas de segurança que a ECT está adotando para resguardar os Ecetistas durante a pandemia, tendo em vista que as operações dos Correios seguem na ativa;
  3. A importância da eleição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do POSTALIS.

Iniciando a reunião, o Presidente do SINDECTEB, José Aparecido Gimenes Gandara, agradeceu a presença de todos e iniciou o debate informando sobre a atual conjuntura vivida pelos Correios e como o SINDECTEB está se posicionando diante de todos os fatos.

Gandara citou as ações judiciais que estão ocorrendo agora:

1. Ação dos EPIs;
  2. Ação do abono pecuniário;
  3. Ação dos 10 dias de férias.
  4. Ação de coabitação.

Boa parte delas ainda seguem sem decisão na Justiça, contudo, algumas delas já sofreram derrotas, com a de Coabitação.

Em relação às negociações coletivas, Gandara fez um breve resumo sobre a complexidade das negociações de 2019 e falou sobre o cenário desafiante que os Sindicatos e a FINDECT irão enfrentar para executar as reuniões de negociação com a direção dos Correios e, até mesmo, conversas com os Ministros do TST.

O primeiro ponto a ser discutido com os Correios é a impossibilidade de realizar o congresso da FINDECT para aprovar a pauta de reivindicações.

Outro ponto a se pensar é a sentença normativa que prevalecia o ACT por 12 meses. Tudo isso deixa o cenário das negociações bastante complicado, portanto, ainda não há um caminho definitivo para a Campanha Salarial deste ano.

O SINDECTEB e a FINDECT estão nessa batalha diariamente. Queremos manter todos os benefícios que conquistamos ao longo dos mais de 30 anos de luta.

A ECT provocou a greve ano passado, para justamente ter direito à uma mediação no ACT do ano passado, e não queremos que isso seja um motivo para não negociar em 2020.

ELEIÇÕES DOS CONSELHOS DELIBERATIVO E FISCAL DO POSTALIS

Durante o encontro, o Gandara realçou a importância da eleição dos Conselhos do POSTALIS. O fundo de pensão é dos funcionários e precisa ser gerido por pessoas compromissadas com os interesses dos participantes e não com os interesses políticos que orbitam a gestão dos Correios.

A FINDECT e a ADCAP se reuniram para lançar chapas com o objetivo de devolver ao Ecetista a voz necessária dentro dos Conselhos do POSTALIS.

Neste momento, pedimos a todos os Companheiros que participem e votem e façam parte desse importante processo democrático.

Apesar das perspectivas que divergem em alguns momentos, a Federação e a ADCAP entendem que o real objetivo do momento é a voz ativa dos Ecetistas dentro dos POSTALIS, por isso, o momento é de união.

Pedimos o seu voto, especialmente nas Chapas encabeçadas pelos Diretores da FINDECT:

CONSELHO DELIBERATIVO
CHAPA 158: Fazer uma Administração com lisura a serviço dos participantes

• MARCOS SANT’AGUIDA (TITULAR DA CHAPA E DIRETOR DO SINTECT-RJ E DA FINDECT)
  • WAGNER DE OLIVEIRA PESTANA (SUPLENTE)

CONSELHO FISCAL
CHAPA 166: Transparência e Qualidade

• ANÉZIO RODRIGUES (TITULAR DA CHAPA E DIRETOR DO SINDECT E DA FINDECT)
  • HÉLIO GERALDO DE REZENDE (SUPLENTE)

1 Comentário

1. Os descontos do plano de saúde é muita falta de respeito com os funcionários dos correios precisam dar um jeito, está muito difícil para nós funcionários, ter esse abuso de desconto todos mêses queremos respostas. assim está muito difícil, tiraram os pais nos momentos que eles mais precisavam é muita falta de consideração com os seres humanos. nós precisamos de gente decente e gente do bem para ser justo conosco.