Assembleia dos Trabalhadores delibera greve a partir de 18/08

Publicada dia 17/08/2020 21:49

O SINDECTEB informa a todos a deflagração de greve nas unidades dos Correios que fazem parte da base do Sindicato. A greve começa valer às 0h do dia 18 de agosto de 2020.

A decisão foi tomada durante a Assembleia Virtual da categoria. O SINDECTEB adotou um sistema capaz de computar os votos dos Companheiros mediante cadastro, que é validado com informações que comprovam a identidade de todos os votantes.

97,8% dos empregados votantes (343) deliberaram pela reprovação da proposta da ECT (retirada de 70 cláusulas) e pela deflagração da greve.

Ao todo mais de 500 companheiros participaram da Assembleia pelo Facebook e YouTube. Durante a transmissão, o Presidente do SINDECTEB, José Aparecido Gimenes Gandara, falou sobre todas as cláusulas que estão sob ameaça e contextualizou os Companheiros sobre a luta.

A intenção do SINDECTEB e da FINDECT era de estender o ACT 2019/2020, porém, a empresa quis negociar e trouxe à mesa uma proposta que contempla a extinção e alteração de mais de 70 cláusulas.

As mudanças são muito sensíveis para o bolso do Trabalhador Ecetista, e contempla:

1. ECT EXCLUIU TODA CLÁUSULA DO TICKET ALIMENTAÇÃO/REFEIÇÃO, E INFORMA EM NOVA REDAÇÃO QUE FORNECERÁ TICKET APENAS SE PUDER, E SE PUDER FORNECER, IRÁ AUMENTAR EM 10X O COMPARTILHAMENTO, VAI REDUZIR EM 04 FOLHAS POR MÊS, NÃO VAI PAGAR NAS FÉRIAS E NÃO VAI PAGAR NO DÉCIMO TERCEIRO (VALE-PERU)
  2. REDUÇÃO DA GRATIFICAÇÃO DE FÉRIAS. OS 70% FORAM RETIRADOS E O VALOR FOI REDUZIDO PARA 1/3
  3. REDUÇÃO DO ADICIONAL NOTURNO. A ECT REBAIXOU O VALOR DE 60% PARA 20% DE ACORDO COM O QUE É PREVISTO NA CLT;
  4. EXCLUSÃO DO VALE-CULTURA;
  5. EXCLUSÃO DO AUXÍLIO PARA OS ECETISTAS PAIS DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIAS;
  6. TRABALHO EM DIA DE REPOUSO: O VALOR FOI REDUZIDO, E A ECT AINDA VAI OBRIGAR OS COMPANHEIROS A TRABALHAR DE DOMINGO A DOMINGO COM APENAS UMA FOLGA, QUE NÃO NECESSARIAMENTE SERÁ TIRADA NO FINAL DE SEMANA

Isso tudo sem contar que a ECT não quer reajustar o salário e vai ajudar no custeio do plano de saúde se puder.

Não podemos aceitar essa situação de cabeça abaixada. AGORA É GREVE!

A greve é um direito democrático, estabelecido nas leis brasileiras. Estamos nos manifestando em prol dos nossos direitos. Ficar contra a greve é ir na contramão do mais seguro. Estamos todos sob risco de perdermos direitos importantes e, em seguida, o emprego. Não é hora de rachar, é hora de unir!

De braços cruzados eles conseguem nos ouvir e entender nosso valor para a Empresa. Precisamos de força unir setores e deixar nossa voz cada vez mais forte! Vamos juntos, Companheiros! Contamos com a sua participação nas manifestações de greve. Vamos fazer um movimento forte e unido!

A unidade é a palavra do momento! Juntos, somos mais fortes. A ECT está acabando com o Acordo Coletivo. Não podemos ficar de braços cruzados enquanto eles acabam com nosso emprego e nossa empresa.

AGORA É GREVE!!!