Filiado à

MPT quer reabertura da discussão da validade do dissídio coletivo com TST


Publicada dia 25/08/2020 16:25

Após conversas com a FINDECT e demais entidades representativas da categoria, o Ministério Público do Trabalho, através da Procuradoria Geral do Trabalho, requereu oficialmente ao Tribunal Superior do Trabalho a reabertura do processo que resultou no Dissídio Coletivo com validade por dois anos.

O Procedimento de Mediação Pré-Processual do Dissídio Coletivo da nossa Categoria teve início no TST durante a Campanha Salarial de 2019 e ainda não foi arquivado.

A falta de arquivamento é decorrente da apelação da direção da ECT ao STF, que resultou na liminar concedida por aquele Tribunal, suspendendo a cláusula de validade por 2 anos do Acordo arbitrado pelo TST.

No pedido, o MPT realça a insegurança jurídica provocada pela decisão do STF.

A FINDECT e o SINDECTEB reforçam esse aspecto de insegurança, que foi justamente provocada pela liminar.

Esse sentimento de que os procedimentos não foram corretamente respeitados tem origem na nossa legislação, que não prevê a participação do STF em decisões trabalhistas, já que elas são de responsabilidade do TST.

O requerimento do MPT configura abertura de Dissídio Coletivo. Com isso, o TST deve convocar as partes envolvidas para debate, ou seja, Federações de Trabalhadores e a Direção da Empresa terão que sentar à mesa para a participar da Mediação Pré-Processual. Caso a direção da empresa não aceite a mediação, o TST julgará o Dissídio.

Lembrando a todos que a Mediação Pré-Processual serve para que não haja o Dissídio, servindo como uma espécie de tratativa de acordo antes que todas as decisões fiquem alocadas na mão do Tribunal Superior do Trabalho.

O pedido de mediação é fruto da reunião solicitada pela CTB e empenho dos jurídicos e das Diretorias das Federações. Sem o intenso trabalho dos Departamentos Jurídicos, não teríamos a força negocial que temos hoje.

O momento é, portanto de reforçar a paralisação e garantir GREVE TOTAL! Essa é a arma da categoria para obter vitórias!

Estamos lutando por direitos, por comida na mesa das famílias Ecetistas. Precisamos, mais do que nunca, da união de nossa Categoria. É hora de lutar, resistir ao desmanche sistêmico e desumano proposto pelo Governo.

Estamos em greve hoje devido à relutância da cúpula militar que gerencia os Correios com o aval de um Presidente que não consegue sustentar uma política de progresso nacional.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES. AGORA É GREVE! RESPEITEM NOSSAS FAMÍLIAS, NOSSOS EMPREGOS E A NOSSA EMPRESA! A ECT É UM PATRIMÔNIO GIGANTESCO DO BRASIL E NÃO SERÁ DESTRUÍDA POR UMA CONDUTA NOCIVA DE GENERAIS E OFICIAIS DO EXÉRCITO, MUITO MENOS POR UM PRESIDENTE QUE CONDUZ NOSSO PAÍS DE FORMA TEMERÁRIA PERANTE UM DOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS DA NOSSA HISTÓRIA.

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Filie-se

Filie-se