Assembleia no dia 21/09 vai avaliar resultado de julgamento no TST

Publicada dia 17/09/2020 10:25

Além de avaliação junto à base, Assembleia servirá para orientações aos Companheiros em relação aos próximos passos da nossa luta.

O resultado do julgamento do dissídio coletivo marcado pelo TST para o dia 21 de setembro é imprevisível. Mesmo com os questionamentos da Ministra Relatora Kátia Arruda e do Ministério Público do Trabalho, a postura da direção parece a mesma adotada durante a audiência de conciliação, realizada no último dia 11 de setembro.

O que a direção da ECT quer todos já sabem. Sua meta é acabar com o Acordo Coletivo e esfolar a categoria.

Os trabalhadores em greve, por sua vez, querem manter sua renda e os direitos negociados e conquistados em 35 anos de luta.

Resta saber qual será a postura dos ministros que participarão do julgamento. Lembrando a todos que, devido à pandemia, as audiências e julgamentos do Tribunal Superior do Trabalho estão sendo realizados por meio de videoconferências.

Ainda não se sabe ao certo se o TST vai aceitar os argumentos fantasiosos e mal intencionados da direção da empresa e do governo, como fez o STF ao acatar o pedido de liminar e derrubar a cláusula de duração do Acordo por dois anos definido em 2019.

Torcemos pela hipótese mais coerente, humana e racional: que é justamente a possibilidade do TST considerar as verdades dos trabalhadores. Tudo o que os Ecetistas fazem neste instante é em prol da defesa da renda familiar. Sabemos que muitos companheiros são responsáveis por sustentar suas famílias e o quão importante são os benefícios do nosso ACT para todos nós.

Além disso, rogamos ao TST que pense de maneira estratégica e defenda o patrimônio brasileiro e a manutenção da ECT como empresa pública, algo que é do interesse de todos os brasileiros.

A solução que o TST vai dar ainda é uma incógnita. Porém, na próxima segunda-feira, dia 21 de setembro, iremos realizar mais uma Assembleia. Independente da decisão do TST, vamos retomar a conversa ampla com a base e passar os encaminhamentos de nossa luta. É claro que torcemos por uma decisão favorável, contudo, independente do que o TST vai decidir, é preciso manter a união de nossa categoria, que está cada vez mais consciente da importância da greve.

As assembleias dos sindicatos filiados à FINDECT serão realizadas em formato virtual com transmissão pelos canais do Sindicatos no Youtube e no Facebook e votação online.

Nos próximos dias iremos divulgar o horário e os links para acompanhar a assembleia, porém, já reserve um momento em sua agenda para participar do nosso encontro virtual na segunda-feira. Sua participação é muito importante!

Por enquanto, seguimos em luta, conversando com pessoas influentes em Brasília e buscando entender qual será o parecer do Tribunal perante o embate com a nefasta Direção dos Correios.

SEGUIMOS EM LUTA. SEGUIMOS EM GREVE!