Filiado à

“O Trabalhador vai sempre continuar lutando”


Publicada dia 21/09/2020 21:11

Com essas palavras, o Presidente José Aparecido Gimenes Gandara trouxe para a Categoria a nossa realidade: lutar, unir-se politicamente e agir de maneira coletiva e pensando no trabalhador.

Como todos puderam constatar no julgamento do Dissídio Coletivo, a maioria dos Ministros do TST corroboraram com a proposta da Empresa em retirar diversas cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho. Foram mantidas apenas 20 cláusulas do Acordo Coletivo.

Nem mesmo a indignação da Ministra Kátia Arruda, relatora do processo, fez efeito no veredito dado pela maioria da corte, que optou por acatar parte da proposta da ECT, decisão essa que afetou o bolso do Trabalhador e deu fim à diversas cláusulas do ACT que foram originadas nas lutas acumuladas nos últimos 35 anos.

Algumas alterações feitas na proposta da Empresa foram benéficas para a Categoria, a principal delas foi dar fim à artimanha da Empresa para não assegurar alimentação e plano de saúde.

A troca do verbo “poderá” pelo verbo “deve” é um indicativo de que uma empresa pública não pode agir de maneira cruel a ponto de sequer garantir direitos básicos.

Contudo, essa sinalização dada pelos Ministros, assim como a decisão de não declarar a greve abusiva, ainda é pouco perante ao que consideramos justos.

Podemos apenas comemorar o reajuste salarial de 2,6%, já que, ao menos, este reajuste é incorporado ao salário e não pode ser alvo da navalha da diretoria da ACT.

Mesmo tentando enxergar com olhar otimista as conquistas que ainda estão em nosso ACT, estamos nos reerguendo para a luta. Iremos estudar todas as cláusulas, analisar todas as perdas e adotar as medidas jurídicas possíveis para assegurar nossos direitos e buscar melhorias para todos os Ecetistas.

O momento é duro demais para que possamos fazer uma comunicação mais estratégica e precisa, porém, vamos avaliar todas os nossos recursos e buscar, cada vez mais, a união de nossa base e a melhoria no diálogo com o Trabalhador.

E tudo isso tem um motivo: nós precisamos nos unir cada vez mais. O Governo não irá facilitar a realidade do trabalhador. Ele nunca olhou por nós e não será agora que vai olhar.

Como todos estamos vendo, o empobrecimento dos Trabalhadores é uma obsessão deste Governo. Neste instante, toda a cúpula do Governo, da ECT e os asseclas de Jair Bolsonaro comemoram mais um passo na sua estratégia nefasta de privatização.

É exatamente por essa razão que estamos dispostos a lutar cada vez mais. E cada vez com mais força. Nosso desejo é transmitir a todos a necessidade de união e de luta. Nossa empresa, nossa história e nosso futuro estão em jogo. A união do Trabalhador é o caminho para que possamos conquistar vitórias.

O Sindicato sem os Trabalhadores é apenas uma Instituição. Quando está ao lado deles é um exército armado de vozes fortes. A retomada da democracia neste país e a busca por direitos trabalhistas fazem parte da história dos Sindicatos, e agora é hora de relembrarmos a nossa biografia.

Precisamos nos unir, seguir em frente e somar vozes para que possamos lutar pelos nossos direitos.

Vamos seguir na luta, mesmo com todas as adversidades. E contamos com você ao nosso lado nessa batalha que interessa a todos nós.

Principais alterações após o julgamento do Dissídio da Categoria pelo TST

Reajuste salarial: 2,6%

Cláusulas mantidas no ACT

Em ordem crescente, foram mantidas as cláusulas: 01, 03, 14, 18, 21, 22, 23, 24, 28, 29, 30, 32, 34, 35, 41, 43, 44, 46, 51, 63, 66, 67, 69, 74, 75 e 77.

Cláusulas retiradas do ACT, mas contempladas pela legislação vigente

Em ordem crescente, foram mantidas as cláusulas: 04, 05, 06, 10, 11, 15, 17, 25, 27, 31, 54, 56, 57, 58, 60, 61, 62, 67, 69 e 71.

Cláusulas retiradas do ACT

Em ordem crescente, foram mantidas as cláusulas: 07, 12, 13, 20, 26, 36, 37, 38, 39, 40, 48, 49, 55, 59, 64 e 73.

Categoria delibera fim da greve

Em Assembleia realizada na noite de ontem, a Categoria deliberou pelo fim da greve em respeito à determinação do TST.

ATENÇÃO: O ADC de 30% para os motociclistas foi mantido. Ele faz parte do PCCS, portanto, não sofreu alterações após as decisões do julgamento.

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Filie-se

Filie-se