Pages Menu
RssFacebook
Categories Menu

Postado por em set 29, 2020 em Notícias, Slides | 0 comentários

Regras de Compensação ainda não foram definidas. Recomendamos que os Trabalhadores não assinem nada!

Regras de Compensação ainda não foram definidas. Recomendamos que os Trabalhadores não assinem nada!

Atenção Companheiros e Companheiras,

O TST reconheceu a legalidade da greve da categoria, determinou desconto de metade dos dias e compensação da outra metade, mas não publicou as regras para compensação, que também não foram negociadas e definidas entre a direção da empresa e os Sindicatos.

Portanto, nossa a orientação é para ninguém assine nenhuma convocação enquanto não houver regras claras e divulgadas. A ECT não pode impor sua vontade à revelia, e assinar qualquer termo agora seria dar um cheque em branco à direção.

Por outro lado, é preciso ter cautela e evitar situações que possam gerar qualquer tipo de processo administrativo ou retaliação. Por isso, não assine nada, mas atenda à convocação nesse final de semana para evitar prejuízos.

Governo e direção da ECT não são confiáveis

A ausência de negociação na Campanha Salarial desse ano e a ação da maioria dos ministros do TST (que apoiaram a intransigência da direção da ECT e destruíram parte do Acordo Coletivo) são sintomas dos tempos vividos no país desde a eleição do atual governo conservador e entreguista de extrema-direita.

A ficha de muitos trabalhadores deve estar caindo agora, inclusive dos que ajudaram a eleger este governo patronal, adepto do autoritarismo e da mentira com a finalidade de impor os interesses do capital financeiro e empresarial.

A Campanha desse ano deixou claro que o governo, a direção da empresa e parte do judiciário não são confiáveis. São agentes que agem em conluio contra a Categoria para destruir os direitos dos trabalhadores, mesmo aqueles que foram conquistados há mais de 10 anos e que são direito adquirido.

A situação de insegurança política e jurídica provocada por esses agentes do neoliberalismo e do conservadorismo é total e exige atuação combativa dos trabalhadores, mas também cuidadosa e precavida.

Não assine nada, mas não se exponha

Os Sindicatos filiados à FINDECT orientam que todos trabalhadores não assinem as convocações para compensação. As regras ainda não estão definidas, porém compareçam para o trabalho nesse final de semana, pois do contrário a direção militar da ECT pode considerar como uma recusa e responsabilizar futuramente os trabalhadores.

A FINDECT e os Sindicatos filiados já solicitaram audiência de mediação com o TST para definir com clareza e precisão como se dará a compensação dos dias, lembrando que o trabalhador pode optar pelo desconto, se não quiser compensar. Também já exigiram reunião com a direção da empresa para alinhar as regras de compensação.

Na próxima semana as coisas deverão estar mais claras, e novas orientações serão divulgadas. Fique atento e não faça nada que possa gerar prejuízo maior.

Deixe uma Mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.