SINDECTEB ingressa com ação coletiva visando solução para os casos de Covid-19 em Araçatuba

Publicada dia 22/03/2021 14:14

O SINDECTEB, por meio de seu Departamento Jurídico, ingressou com Ação na 1ª Vara do Trabalho de Araçatuba a fim de protestar judicialmente contra a ECT e sua postura perante os casos de covid-19 confirmadas nas unidades dos Correios no município de Araçatuba.

Conforme divulgado na sexta-feira, o somente o CDD Tropical conta com 10 casos confirmados e outras 7 suspeitas. Nenhum dos funcionários com testes já divulgados estava imune a doença. Todos contraíram o coronavírus.

Para dar embasamento ao processo, o Departamento apresentou à Justiça inúmeros documentos, que vão desde os testes que confirmam a infecção dos Ecetistas até os Primeira Hora emitidos pela Empresa e que abordam as medidas protetivas necessárias (sendo que muitas não foram cumpridas).

Se a constante comunicação via Ofícios não está funcionando, resta o protesto judicial. Como sempre reforçamos aqui, não medimos esforços nesse momento, ainda mais quando se trata de uma crise sanitária dentro de uma unidade.

O CDD Tropical é importantíssimo para a região de Araçatuba, mas precisa estar em condições sanitárias adequadas para funcionar. Não adianta ignorar medidas protetivas, não realizar os procedimentos de higienização e ignorar a necessidade de afastamento de funcionários.

Se não podemos buscar uma solução em acordo com a ECT, nos resta expor à Justiça do Trabalho o descaso e a pouca importância dada pela Empresa para um caso complexo, que ameaça vidas e coloca em dúvida se os militares que gerenciam os Correios têm capacidade para gerenciar crises que envolvem a gestão de pessoas e a necessidade de agir com rapidez para proteger a base Ecetista.

Clique aqui para conferir a petição relativa ao processo.

Vigilância Sanitária fez vistoria surpresa

Na última sexta-feira, 19/03/2021, a Vigilância Sanitária realizou mais uma fiscalização surpresa no CDD Tropical e as irregularidades persistem.
1️⃣ Mesmo com o surto de COVID19, atividades presenciais e o atendimento ao público não foram suspensos;
2️⃣ Não houve abertura de nenhuma CAT para os trabalhadores afastados por COVID-19.
3️⃣ Mesmo com surto de COVID-19, o CDD Tropical recebeu vários trabalhadores de outra unidade;
4️⃣ Foram fornecidas apenas 02 (duas) máscaras para os empregados, quando o certo seria fornecer, no mínimo, 06 (seis), conforme protocolo;
5️⃣ A gestão da unidade não providenciou demarcação no solo para garantir isolamento entre os empregados;
6️⃣ Mesmo com surto de COVID19, com 27 suspeitos e 11 confirmados, nunca foi providenciado o teste de COVID para os empregados;
7️⃣No dia 19/03/2021, já haviam 10 casos confirmados de COVID19, mas gestor, Flávio Petean Bessa, informou a vigilância que eram apenas 06 casos, conforme consta no Relatório.