Comissão Acidente de Trânsito: Sindecteb consegue a isenção de + 13 casos

Publicada dia 14/04/2021 08:11

No dia 6 de abril de 2021, o SINDECTEB, representado pelos Diretores Vinicius Marion de Oliveira e João Honorato de Souza, participou da 2ª Reunião Ordinária da Comissão Paritária de Análise de Acidentes de Trânsito da Área do SINDECTEB.

Essas reuniões sã realizadas junto aos representantes da ECT e têm como objetivo analisar cada um dos casos de acidente de trânsito envolvendo os Trabalhadores dos Correios.

Em todo acidente há um responsável, porém, quando a responsabilidade recai sobre o Ecestista, é nosso dever analisar o ocorrido, buscando justição para o Empregado envolvido no acidente, que nem sempre é o autor do erro que causou o problema.

Foram analisados 13 casos ocorridos em 10 municípios da região do SINDECTEB e, de forma unânime, todos foram isentos da responsabilidade de arcar com os prejuízos do acidente.

Através da atuação firme e decidida da FINDECT e do SINDECTEB nas negociações coletivas, conquistamos uma vitória importante em relação aos acidentes. Foi mantida a cláusula de “Responsabilidade Civil em Acidente de Trânsito”. Esta cláusula, de número 21, estabelece as diretrizes da Comissão Paritária, composta por 03 (três) representantes da Empresa e 03 (três) do Sindicato, que julgam os processos internos abertos para apuração de responsabilidade nos acidentes.

Soma-se aqui uma vitória mais antiga, que isenta o trabalhador da responsabilidade frente ao risco de sua atividade.

A atitude mais sensata por parte da ECT é a contratação de uma cobertura de seguro veicular para todos os meios de transporte usados nas operações rotineiras, contudo, a Empresa não julga essa contratação como necessária, logo, cabe a nós reforçar o direito do Empregado de não ser responsabilizado financeiramente pelo simples fato de exercer sua profissão.

Sabemos que acidentes de trânsito nem sempre ocorrem por negligência e que todos estamos sujeitos a esse tipo de ocorrência, tanto em nossas vidas particulares quanto profissionais.

Cabe aos Correios proteger seu patrimônio, e cabe a nós realçar essa importância e intervir quando a ECT tenta empurrar o prejuízo para os Trabalhadores.

Seguiremos analisando cada acidente, sempre visando a justiça e o bom senso.