FINDECT debate proposta do TST nesta quinta-feira

Publicada dia 09/08/2018 15:15

Vice-presidente do TST convidou a FINDECT para debater a proposta nesta quinta-feira (09), às 14h

As Diretorias da FINDECT e dos Sindicatos Filiados estão se reunindo neste momento com o Vice-Presidente do TST, Renato de Lacerda Paiva, para debater a proposta feita pelo Tribunal Superior do Trabalho para o Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019.

Para quem não acompanhou os desfechos da última assembleia, a ECT requereu a mediação do TST para resolver os impasses relacionados às negociações do ACT  com os Representantes dos Trabalhadores e, após o pedido, o Ministro Vice-Presidente do TST emitiu um despacho (clique aqui para ler o despacho completo), no qual consta uma sugestão de proposta. No texto, o Ministro demanda aceite por parte da empresa e das Federações.

De forma resumida, a sugestão de proposta contempla:

1. Manutenção do acordo coletivo de 2017/2018 nos seus exatos termos;
  2. Reposição pela inflação do período, medida pelo INPC (3,68%);

No dia 07 de Agosto, em Assembleia, a base de trabalhadores de Bauru e dos demais Sindicatos Filiados à FINDECT aprovou prorrogação do estado de greve até o dia 14 de agosto, a fim de que, no intervalo de um semana entre as assembleias, os diretores pudessem realizar um encontro com o Vice-Presidente do TST. Essa decisão também foi tomada pelos demais Sindicatos que não fazem parte da FINDECT. Conjuntamente, as duas Federações emitiram o Informe Unificado nº001 com diretrizes para o prosseguimento das assembleias.

A categoria, em todo o país, lotou as assembleias e decidiu coletivamente por ampliar a mobilização, e votar a proposta de manutenção dos benefícios, e reposição da inflação (INPC), no próximo dia 14.

Atendendo ao pedido da FINDECT, e em resposta a decisão soberana das assembleias, o vice-presidente do TST convidou as Federações para discutir a proposta apresentada nesta terça-feira, (09), às 14h00. As Diretorias dos Sindicatos Filiados estão analisando a proposta em conjunto com o Departamento Jurídico da FINDECT com minúcia desde a sua publicação, na terça-feira, pouco antes das assembleias.

É importante lembrar que a FINDECT protocolou sua pauta de reivindicações dentro do prazo legal, e buscou a construção do diálogo para um Acordo Coletivo de Trabalho que garanta os direitos e benefícios historicamente conquistados pelos bravos guerreiros Ecetistas.

Diante de uma negociação bastante delicada, é importante manter a mobilização para ampliar o debate com os Trabalhadores e Trabalhadoras, seja nos locais de trabalho, ou mesmo nas assembleias que acontecerão na próxima terça-feira (14).  A FINDECT reforça o posicionamento tomado em conjunto pelas Federações e Sindicatos da categoria, a fim de ampliar a mobilização e avaliar a proposta apresentada pelo TST com calma e cuidado.

A Federação continuará buscando a negociação para avançar nas conquistas, contra a redução de direitos.

Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios, mantenham-se atentos às publicações e notícias que deverão ser divulgadas nos próximos momentos.

A maior arma, para enfrentar os retrocessos, e desmonte da Empresa pública, é a união e mobilização fortes. Os bravos guerreiros e guerreiras não fogem da luta e, mais uma vez, se for preciso, sairão às ruas em nome da manutenção dos empregos, dos direitos e benefícios, e do grande patrimônio nacional brasileiro – os Correios.

LEIA TUDO SOBRE AS NEGOCIAÇÕES DESTE ANO